O governo Lula acaba de aplicar uma mudança que fará com que o prazo para o pagamento de empréstimos ganhe uma nova data limite, ampliando este validade em um certo período de tempo. Você quer saber se você será afetado pela nova medida aplicada pelo governo Lula? Acompanhe a notícia e confira.
Recentemente, as empresas que conseguiram os seus empréstimos através do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, também conhecido como Pronambe, receberam um acréscimo no tempo limite na data de pagamento.
Este programa é conhecido por proporcionar empréstimos às empresas que buscam fazer melhorias em seu ambiente de trabalho como em reformas no local, pagamento do salário de funcionários, compra de novos equipamentos para evolução profissional da empresa; entre outros motivos para o empréstimo.
Para as empresas que optarem por receber este empréstimo, temos boas notícias. Foi aprovada um novo período do carência para o início do pagamento deste empréstimo, por parte da empresa. Agora, estes negócios poderão ter até 12 meses para iniciar o pagamento do empréstimo.
Alguma outra medida foi estabelecida para este empréstimo?
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também alterou a lei 14.554, que modifica o tempo de prazo para pagamento de empréstimos do Pronambe. Antes, o prazo para a quitação da dívida era de 4 anos; agora, o prazo foi ampliado para 6 anos. Desta forma, as empresas conseguirão se programar mais tranquilamente.
Além disto, as empresas que possuem o selo do Emprega + Mulher também terão o seu prazo de pagamento para empréstimos ampliado, indo de 5 para 6 anos, também. Consequentemente, esta medida visa ampliar as chances do negócio ser gerido e também aumenta a possibilidade de crescimento desta empresa.
Taxa de juros
Neste quesito, não houve nenhuma alteração aplicada em lei. Ou seja, segue à risca a mesma taxa de juros aplicada anteriormente, que é a taxa Selic + 6% ao ano para todos os acordos de empréstimos feitos a partir do ano de 2021.
A medida também tornou permanente o Programa Emergencial de Acesso ao Crédito, que teria seu vencimento em 31 de dezembro deste ano. A vigência para iniciar o seu pagamento aumentou de 12 para 18 meses, além do prazo de encerramento da quitação ser ampliado de 5 para 6 anos.