Que o rotativo do cartão é o crédito mais caro do país não é novidade. No entanto, ele ficou ainda mais caro no mês de março deste ano e atingiu o maior patamar em seis anos. Confira os detalhes e algumas alternativas para fugir do rotativo.
Em março, a taxa de juros do cartão de crédito rotativo aumentou 13,1 pontos percentuais, indo para 430,5% ao ano, de acordo com dados do Banco Central.
Rotativo do cartão ainda mais caro
O rotativo do cartão de crédito é acionado sempre que o usuário não paga o valor total da fatura, e o débito em aberto é cobrado na fatura do mês seguinte com juros. No rotativo também são considerados os saques efetuados na função crédito do cartão.
Caso o cliente fique inadimplente, o banco deve parcelar o saldo devedor ou ofertar uma outra maneira para que a pessoa consiga pagar o débito de forma mais vantajosa num período de 30 dias.
Demais taxas do cartão de crédito
A taxa do parcelado cresceu 2,4 pontos percentuais indo para 192% em março. Desta forma, a taxa de juros total do cartão de crédito aumentou 0,1 ponto para 101,7% no mês. No cheque especial, por sua vez, a taxa de juros cobrada foi reduzida em 5,1 pontos em março, para 129,1%.
Ainda de acordo com o Banco Central, a taxa de juros média anual que é cobrada pelo sistema financeiro em operações de crédito cresceu 0,4 ponto percentual no mês passado, indo para 31,6%. Considerando 12 meses, é possível ver um crescimento de 4,7 pontos percentuais.
Alternativas ao rotativo do cartão de crédito
Empréstimo
Caso esteja com a grana curta e precise de um empréstimo, uma opção mais segura pode ser procurar seu banco para conhecer créditos menos caros para obter o dinheiro necessário para ficar no azul.
Uma dica é pegar um empréstimo que oferece taxas de juros mais amenas para pagar uma dívida mais elevada.
Parcelamento no cartão de crédito
Esta é uma prática muito comum no Brasil e grande parte da população brasileira já fez compras parceladas. De acordo com um estudo do Datafolha, 75% dos brasileiros que usam o cartão têm o hábito de parcelar compras sem juros.
O parcelamento no cartão de crédito é uma operação simples similar a um “empréstimo instantâneo”, pois primeiro o produto é adquirido e o cliente vai pagando aos poucos em parcelas determinadas no momento da compra.