Aposentadoria APROVADA; veja como descobrir qual será o seu salário

Depois de uma longa espera, que pode ser de até 90 dias por lei, o status de aposentadoria aprovada é finalmente encontrado no pedido enviado ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A partir daí, o trabalhador já pode começar a se preparar para deixar o seu emprego e finalmente usufruir dos benefícios do descanso remunerado. Incluindo o salário que será recebido todos os meses.

Aposentadoria APROVADA; veja como descobrir qual será o seu salário
Aposentadoria APROVADA; veja como descobrir qual será o seu salário (Imagem: FDR)

O pedido de aposentadoria pode ser feito online, usando o Meu INSS. Para isso é preciso alcançar a idade mínima exigida, normalmente de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens. Além do mínimo de 15 anos de contribuição para os dois casos, o que totaliza 180 pagamentos para a Previdência Social. A partir disso, o INSS analisa se o cidadão tem direito a se aposentar.

A lei estabelece que o pedido seja respondido em no máximo 90 dias, com exceção da aposentadoria por invalidez permanente em que o tempo de resposta deve ser de até 45 dias. Durante esse período o cidadão pode fazer a consulta sobre o andamento do requerimento, na opção “Resultado” nos mesmos canais que usou para fazer o pedido.

O mínimo a ser pago para o aposentado é de R$ 1.302 em 2023, quantia que vai subir em maio com a mudança no salário mínimo. Para o teto, máximo a ser recebido, nada vai mudar e o valor é de R$ 7.507,49. Recebem os valores maiores aqueles que tinham grandes salários e faziam contribuições mais significativas.

Como consultar valor da aposentadoria aprovada?

Assim que tiver sua aposentadoria aprovada, o INSS disponibiliza um documento comprovando que o benefício será pago e informando qual será o valor liberado. Além da data de pagamento do salário previdenciário, e da conta em que ele será depositado.

Cada aposentadoria possuí um cálculo diferente. Mas, em todas elas é usado como referência a média salarial do contribuinte. O que significa somar todas as contribuições feitas a partir de julho de 1994, e calcular a média a partir disso. Isso não quer dizer que o cidadão vai receber o resultado dessa média, mas sim terá esse ponto como partida para o cálculo.

Para consultar o quanto vai receber de aposentadoria siga o passo a passo:

  • Acesse e faça login no Meu INSS;
  • No menu escolha “Extratos” e depois “Extrato de pagamento”;
  • Tenha acesso ao valore de pagamento do seu benefício.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]