VIRALIZOU: INSS está SEM DINHEIRO para pagar benefícios e cidadãos ficam DESESPERADOS

Nos últimos dias, tem circulado nas redes sociais uma notícia que gerou preocupação entre os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A informação era de que a autarquia estaria sem dinheiro para pagar os benefícios previdenciários dos cidadãos, o que levou muitas pessoas a ficarem desesperadas. O FDR foi atrás dessa história para tirar todas as dúvidas para você!

INSS emite alerta sobre saque irregular após morte do segurado; entenda o caso
VIRALIZOU: INSS está SEM DINHEIRO para pagar benefícios e cidadãos ficam preocupados

Para entender melhor a situação, é importante destacar que essa notícia começou a ser divulgada recentemente com muita intensidade nas redes sociais, como WhatsApp, Facebook e TikTok. Rapidamente muitos beneficiários começaram a se preocupar com a informação de que o INSS não iria mais realizar os depósitos por estar sem dinheiro.

Essa notícia, no entanto, não é totalmente verdadeira. O INSS chegou a enviar um ofício ao Governo Federal em dezembro do ano passado alertando sobre a possibilidade de falta de recursos para o pagamento dos benefícios. Apesar disso, esse problema já foi superado, uma vez que foi aberto um crédito extraordinário para garantir o repasse aos beneficiários.

INSS estava sem dinheiro para pagar benefícios?

A informação falsa foi veiculada por meio de posts nas redes sociais que tinham como objetivo desmoralizar o governo atual, presidido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os posts utilizaram uma reportagem da CNN para dar credibilidade ao conteúdo, mas é importante destacar que a reportagem em questão foi veiculada durante a gestão de Jair Bolsonaro, do Partido Liberal (PL).

Vale lembrar que, poucos dias depois da confusão, Bolsonaro assinou uma Medida Provisória (MP) que liberou cerca de R$ 7,5 bilhões em crédito extraordinário para o INSS. Dessa forma, os beneficiários dos programas previdenciários podem ficar tranquilos, pois os pagamentos estão garantidos.

É importante sempre verificar a veracidade das informações antes de compartilhar qualquer conteúdo nas redes sociais. A disseminação de informações falsas pode gerar pânico e desinformação na sociedade, prejudicando o trabalho das autoridades responsáveis e afetando a vida das pessoas de forma desnecessária.

Ariel França
Sou produtor multimídia com mais de 10 anos de experiência. Formado em Jornalismo e pós-graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública. Concentro-me em simplificar temas complexos, como finanças, gestão pública e administração, para torná-los acessíveis a todos os públicos. Acredito na importância de uma comunicação responsável e de alta qualidade em todas as mídias, mantendo-me atualizado constantemente para atender às demandas do mercado de forma competente.