SIMPLES NACIONAL: extrato pode ser emitido online sem taxações

Pontos-chave
  • O extrato do Simples Nacional contem informações importantes sobre a empresa;
  • Para acessá-lo é preciso entrar no site do Simples Nacional;
  • O login é feito por código de acesso ou certificado digital.

A empresa que se enquadra dentro do regime do Simples Nacional, sob fiscalização da Receita Federal, precisa cumprir com algumas obrigações. Entre elas, mensalmente preencher e gerar o documento de arrecadação. Para isso o empreendedor precisa acessar o extrato que é a ferramenta onde a guia de pagamento da contribuição mensal será gerada. O processo é simples, mas exige atenção.

SIMPLES NACIONAL: extrato pode ser emitido online sem taxações
SIMPLES NACIONAL: extrato pode ser emitido online sem taxações (Imagem: FDR)

O Simples Nacional é um regime tributário que permite a unificação de impostos. O seu principal objetivo é facilitar a administração da empresa, permitindo que o empreendedor pague em uma única guia todos os impostos federais e estaduais que são obrigatórios. Esse pagamento é feito ao gerar e emitir o PGDA (Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Todas as micro e pequenas empresas que são optantes desse regime emitem suas guias de arrecadação mensais através do PGDAS. Para isso, mensalmente devem preencher o extrato do Simples Nacional em que será calculado o valor de tributação daquele mês com base no faturamento da empresa.

Na prática, o extrato é o responsável pela emissão da guia de pagamento mensal de acordo com as atividades econômicas exercidas pela empresa. É importante lembrar que o acesso a essa ferramenta somente fica permitida para a pessoa jurídica que possua certificado digital ou código de acesso.

Quem pode emitir o extrato do Simples Nacional?

Na verdade, a emissão do extrato do Simples Nacional é uma forma de conferir o faturamento mensal daquela micro e pequena empresa. E por consequência, o valor que deve ser pago todos os meses por meio do PGDAS. Por isso, a emissão desse extrato não é apenas opcional, mas uma obrigação dos empreendedores.

O processo deve ser feito pelo próprio dono da empresa, ou por funcionários que tenham acesso ao seu código de acesso ou certificado digital. Devem emitir o extrato:

Como emitir o PGDAS do Simples Nacional

Assim como todos os meses o MEI (Micro Empreendedor Individual) precisa acessar o Portal do Empreendedor para emitir a guia de arrecadação, as pequenos e micro empresas devem fazer esse processo no Simples Nacional. Nesse caso usarão o PGDAS, processo online e que já incluí todos os impostos sobre o faturamento mensal da empresa.

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Como emitir o extrato do Simples Nacional

O extrato do Simples Nacional pode ser usado em diversas ocasiões. As principais são: conferir se o PGDAS de determinado período foi pago ou se há alguma pendência; consultar a declaração transmitida anualmente e conciliar com as informações registradas na base de dados da empresa (receita bruta, receita acumulada, etc.)

Ou seja, esse documento serve para que o empreendedor descubra se há pendências em seu CNPJ e possa resolve-las caso seja necessário. A emissão do extrato é online e funciona assim:

Impostos inclusos no Simples Nacional

Ao optar pelo Simples Nacional, o grande benefício do empreendedor é conseguir a unificação de impostos ao fazer o pagamento mensal das tributações. A quitação desses débitos acontece pelo PGDAS em que se incluí:

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Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
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