Empresa que é uma das principais varejistas de móveis e decoração do país está encerrando lojas pelo território brasileiro, a maioria delas em shoppings, e tem oferecido descontos de até 50% no valor do produto. Se você gosta de economizar, essa pode ser uma oportunidade.
Já tem consumidores aproveitando os descontos nos produtos da Tok&Stok. Unidades que estão em fase de fechamento tem reunido um grande volume de pessoas. Em perfis nas redes sociais, consumidores relataram espera de até duas horas para entrar nas lojas da empresa.
Nos últimos dias, lojas em Recife (PE), Fortaleza (CE), Vila Velha (ES), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Campinas (SP) entraram em liquidação. A Tok&Stok não informou quantas unidades já foram ou serão encerradas.
Nas vitrines, um comunicado: “Informamos que em breve encerraremos nossas atividades nesta loja. Mas não se preocupe, você ainda poderá se inspirar e continuar comprando com a gente pelo site, app ou em outras unidades”.
Crise da empresa
A crise vivida começou a ser exposta quando o fundo imobiliário da gestora Vinci comunicou que estava movendo uma ação de despejo da unidade da Tok&Stok em Extrema (MG). O motivo foi a inadimplência com o aluguel do mês de fevereiro.
A ação de despejo, na verdade, foi apenas a ponta do iceberg de uma companhia que teve sua receita líquida em 2021 de R$ 1,15 bilhão, patamar abaixo do período pré-pandemia.
A dívida atual está avaliada em cerca R$ 600 milhões. Em fevereiro deste ano, a empresa contratou o escritório Alvarez&Marsal para ajudar no processo de reestruturação financeira e buscar um novo sócio.
Unidades em funcionamento
A varejista, que tem o fundo SPX entre os acionistas, além família fundadora Debrule, possuía 65 lojas antes de iniciar a reestruturação operacional.
Segundo informações disponíveis no site da Tok&Stok, atualmente a empresa está presente em 22 estados, com cerca de 60 lojas.