Feriadão: Bancos vão abrir? E a Bolsa de Valores?

Nesta sexta, 21, os brasileiros podem aproveitar o feriadão de Tiradentes para descansar. Como se trata de um feriado nacional, o funcionamento dos bancos e da bolsa de valores, B3, será afetado. Saiba como ficará.

Feriadão: Bancos vão abrir? E a Bolsa de Valores?
Feriadão: Bancos vão abrir? E a Bolsa de Valores? (Imagem: FDR)

No feriado de Tiradentes o funcionamento será alterado e os consumidores precisam se atentar ao pagamento de contas e atendimento de serviços.

O que abre e fecha no feriadão de Tiradentes

Bancos

No feriado, as agências bancárias de todo o país estarão fechadas. No feriado, operações instantâneas, como o Pix, além dos pagamentos nos cartões de débito e crédito, operam normalmente.

“Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking), tanto nos feriados quanto nos fins de semana”, disse a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em comunicado remetido ao Valor Investe.

O pagamento de boletos e as transferências via TED serão processadas somente na segunda, 24.  As contas de consumo (água, energia, telefone, entre outras) e carnês com data de vencimento no dia 21, podem ser pagas na segunda, 24.

“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais, mas caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, disse o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

Bolsa de Valores

A B3 também não terá expediente no feriado. Não haverá operações do mercado de capitais ou do Tesouro Direto.

Já na segunda, 10, as negociações e o registro de ativos na bolsa brasileira voltam a acontecer no expediente normal: das 10h às 17h para o pregão regular e os bancos voltam a operar normalmente.

Correios

No feriado, as agências dos Correios estarão fechadas. Entre às 9h e 17h acontece um plantão nas agências dos aeroportos Internacional de Guarulhos, Antônio Carlos Jobim (Galeão) e Santos Dumont, nas capitais paulista e fluminense.

Já no sábado, 07, as agências que abrem normalmente nesse dia terão expediente normal, com entregas de encomendas e postais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.