Confusão! Governo bloqueia Bolsa Família e superlota agências do Cadastro Único

Depois que o governo federal anunciou o processo de pente-fino no Cadastro Único, os inscritos em programas sociais começaram a se preocupar. A situação ficou ainda mais angustiante para 1,2 milhões de famílias que tiveram seu Bolsa Família bloqueado entre os meses de março e abril. Essas pessoas têm a chance de voltar a receber o auxílio, mas para isso precisam resolver as pendências de forma presencial.

Confusão! Governo bloqueia Bolsa Família e superlota agências do Cadastro Único
Confusão! Governo bloqueia Bolsa Família e superlota agências do Cadastro Único (Imagem: FDR)

O número de famílias unipessoais, aquelas compostas por uma única pessoa, que estão recebendo o Bolsa Família surpreendeu o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). São mais de 5 milhões apenas nesse programa de transferência de renda, com acesso a no mínimo R$ 600 todos os meses. O MDS suspeitou de fraudes e por isso iniciou o processo de pente fino.

De janeiro a março outros 1,5 milhões de inscrições já haviam ficado suspensas, mas essas incluíram diferentes composições de família. A atual etapa de análises do Cadastro Único foi chamada de “Averiguação Cadastral Unipessoal”, e tem como foco as famílias compostas por uma única pessoa. Principalmente aquelas aprovadas no programa entre maio e dezembro de 2022.

Segundo o portal UOL, além das famílias unipessoais estão nesse número de bloqueados pelo Bolsa Família os grupos que possuem crianças, mas que não controlaram a frequência escolar. Ou seja, em que há crianças faltantes ou que deixaram de frequentar a escola. Nesse cenário, o que se vê são famílias desesperadas por uma resposta, e agências do Cadastro Único superlotadas.

Bloqueio do Bolsa Família gera confusão nas cidades

A orientação para quem está com o Bolsa Família bloqueado é procurar uma agência de atendimento do Cadastro Único no município. Normalmente é o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que presta esse tipo de serviço. No local será preciso passar novamente por uma entrevista socioeconômica, e apresentar documento de identificação pessoal.

Acontece que os CRAS de todo país têm ficado superlotados, com uma equipe de atendimento que não consegue dar conta do número de pessoas que precisam ser atendidas. E nas últimas semanas o sistema de cadastramento e atendimento apresentou falhas em diversos municípios.

Há queixas dos beneficiados que tiveram seu benefício bloqueado, algumas vezes mesmo tendo cumprido com os requisitos de acesso a quantia. E também dos profissionais que atuam no atendimento do Bolsa Família, pessoas que estão passando por um momento estressante e desabafaram nas redes sociais do MDS.

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Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com