Para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o governo federal anunciou uma medida que facilitará o contato entre o cidadão e o atendimento do instituto. Desta forma, o governo busca reduzir o tempo de espera, agilizando todo o processo de conversa para buscar a resolução; confira:
Em evento realizado em Fortaleza, no Ceará, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), fez o anúncio oficial de uma nova implementação que será inserida na forma de atender por parte dos funcionários do INSS. Agora, o instituto utilizará a rede social WhatsApp para contatar os cidadãos.
A medida visa um contato mais presente na vida das pessoas, tendo em vista que o WhatsApp é o aplicativo de contato mais utilizado no país, com aproximadamente 170 milhões de usuários brasileiros. Ou seja, a facilidade de contatar alguma pessoa, seja via ligação ou mensagem, será maior.
Hoje, o INSS conta com mais de 32 milhões de pessoas que utilizam de benefícios cedidos pelo órgão, onde podemos citar como os principais auxílios pagos pelo Instituto a aposentadoria por idade e por contribuição, pensão por morte, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o auxílio-acidente.
O que disse Carlos Lupi sobre a implementação no INSS?
Em evento realizado na última sexta-feira, 14/04, o ministro Carlos Lupi (PDT) realizou este anúncio. Acompanhe trecho de fala dita pelo ministro abaixo, confira:
“Temos mais celulares do que pessoas. Todo mundo se comunica hoje pelas mensagens. Se conseguirmos utilizar essa ferramenta, vamos melhorar sensivelmente a comunicação com o cidadão. O aplicativo será testado por um mês como uma ferramenta de interação com a população. Vamos humanizar mais o INSS. Mudar nossa imagem reduzindo essa espera. É a minha principal tarefa: resgatar a imagem do INSS”
Quando será iniciada esta nova fase da comunicação?
De acordo com a fala do ministro, é esperado que neste mês, o aplicativo WhatsApp seja utilizado como teste para a comunicação e, caso haja um rendimento positivo, é esperado que o uso da plataforma permaneça, tornando-se essencial para o contato entre cidadão e o próprio governo federal.