Para sair do vermelho, empresa surpreende e aposta em Harry Potter

Recentemente, a Warner Bros. Discovery (WBD) anunciou seu novo streaming que resultará da fusão das plataformas HBO Max e Discovery+ e se chamará Max. Além disso, o grande destaque anunciado foi o lançamento de um plano para sete temporadas de Harry Potter, prevista para durar dez anos.

Hora da magia: Streaming aposta em Harry Potter para salvar situação financeira (Imagem: FDR)
Hora da magia: Streaming aposta em Harry Potter para salvar situação financeira (Imagem: FDR)

Se por um lado os fãs de Harry Potter celebram mais essa da turminha mágica, a recepção do mercado financeiro não foi das melhores. As ações da WBD fecharam com queda de 5,8% no dia do anúncio.

Foi um dia ruim no pregão e as donas de plataformas concorrentes também caíram. A Disney perdeu 2,5% e Netflix 2%. Mesmo assim, a WBD liderou a queda no segmento.

Pelas visões do mercado, não foi visto com bons olhos o fato de outro destaque anunciado pela Warner ser um “spinoff” do sitcom “The Big Bang Theory”, que foi ao ar de 2007 a 2019.

Além disso, segundo a companhia, tirar o HBO do nome também populariza o Max. “Quando você tem uma marca ousada e criadora de tendências, você não vai atrair 100% das pessoas”, disse JB Perrette, chefe de streaming da WBD, no anúncio oficial de mudanças.

Lançamentos

Recuperar franquias como “Harry Potter” e “The Big Bang Theory” não é uma novidade em Hollywood. Há rumores de ser mais barato e envolve menos riscos, já que são conhecidas do público e tem uma base fiel de fãs.

Os próximos lançamentos para o Max dão uma ideia da direção da plataforma. Já foram anunciadas as versões brasileiras de Quilos Mortais, Muquiranas e Largados e Pelados (terceira temporada), formatos originais WBD.

Ao que é visto, “reality shows” oferecem um ótimo custo benefício, porque são baratos de produzir e o público adora. Ou seja, é provável que o Max tenha muito conteúdo barato que gera alto engajamento.

Com uma dívida de quase US$ 48,63 bilhões no final de 2022 e as taxas de juros subindo, a situação da WBD não é nada confortável. O valor de mercado da companhia é de US$ 34,2 bilhões. Durante o anúncio do Max, a expectativa era que fosse apresentada uma nova mágica para dar esperança para as finanças da WBD.