Após pausa de um mês, o Governo Federal bateu o martelo liberando novamente o benefício do Vale-Gás. Neste mês de abril, o repasse equivale a 100% do valor médio do botijão de gás de cozinha de 13 kg de mercado, amparando quase seis milhões de famílias vulneráveis.
Em meio à insegurança alimentar evidenciada durante a pandemia da Covid-19, as dificuldades foram além da compra de alimentos, abrangendo também, a aquisição do botijão de gás. Foi quando o Vale-Gás surgiu na gestão do ex-presidente, Jair Bolsonaro, em dezembro de 2021.
A princípio, o benefício começou pagando 50% da média nacional de preços do item. Lembrando que o valor exato de cada parcela é definido de acordo com o levantamento feito pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). No Governo Lula, o Vale-Gás foi fixado em 100% do resultado da apuração.
No calendário de abril, o Vale-Gás paga uma parcela no valor aproximado de R$ 110. Cabe destacar que, diferente do Bolsa Família, o auxílio-gás nacional é um benefício com periodicidade bimestral.
Deste modo, concluído o cronograma de pagamentos atual, a transferência de renda volta a ser feita somente nos meses de junho, agosto, outubro e dezembro.
As quase seis milhões de pessoas que recebem o Vale-Gás, também são beneficiárias do Bolsa Família. Logo, têm a chance de acumular os valores provenientes de ambos os benefícios.
Os recursos começaram a ser liberados no dia 14 deste mês, e seguem o cronograma até o dia 28 de abril. Os depósitos ocorrem diretamente na poupança social digital do Caixa Tem.
Quem pode receber o Vale-Gás em abril?
Podem receber o vale-gás nacional no mês de abril, as famílias que se enquadrarem nos seguintes requisitos:
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
- Possuir renda mensal de até três salários mínimos;
- Estar em situação de pobreza ou extrema pobreza;
- Fazer parte do Bolsa Família;
- Residir em áreas de vulnerabilidade social;
- Não possuir acesso à rede de distribuição de gás encanado;
- Ter utilizado, nos últimos três meses, pelo menos um botijão de gás de cozinha;
- Não receber benefício semelhante de outro programa social do governo.
Calendário do vale-gás em abril
- NIS final 1 – 14 de abril;
- NIS final 2 – 17 de abril;
- NIS final 3 – 18 de abril;
- NIS final 4 – 19 de abril;
- NIS final 5 – 20 de abril;
- NIS final 6 – 24 de abril;
- NIS final 7 – 25 de abril;
- NIS final 8 – 26 de abril;
- NIS final 9 – 27 de abril;
- NIS final 0 – 28 de abril.