Bolsa Família beneficia novo público com a liberação de cartões para saque

O cartão do Bolsa Família é um documento que permite o saque em caixas eletrônicos, facilitando o acesso ao auxílio financeiro e evitando longas filas. Para isso, a Caixa Econômica Federal estacionou o seu caminhão na cidade de Boa Vista, em Roraima. O objetivo é que nessa visita mais de oito mil cartões sejam entregues, além de fornecer ajuda a um nicho específico de beneficiados do programa.

Bolsa Família beneficia novo público com a liberação de cartões para saque
Bolsa Família beneficia novo público com a liberação de cartões para saque (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), a ação da Caixa Econômica em Boa Vista vai oferecer além da distribuições de novos cartões do Bolsa Família, a assistência para pessoas que têm pouco acesso aos serviços bancários. Isso porque, serão atendidos por meio do Caminhão Caixa os povos indígenas, e venezuelanos refugiados. 

O Caminhão Caixa é um pedido do presidente Lula, para que de forma humanizada possamos chegar aonde as pessoas moram, para o pagamento do Bolsa Família e outros benefícios”, explicou o ministro do MDS, Wellington Dias.

Segundo informações compartilhadas por Michelle Lima, superintendente estadual da Caixa, o objetivo dessa ação é chegar até pessoas que não conseguem se mover até agências bancárias. Muitos dos povos indígenas, por exemplo, vivem em locais afastados dos grandes centros e por isso não conseguem o atendimento que necessitam.

Pensando nisso, além de levar uma agência móvel até esse público que vive mais afastado, está sendo feita a distribuição de um novo cartão do Bolsa Família. Em que foi implantado o chip, uma tecnologia que permite compras na função débito, além de outros benefícios.

Cartão do Bolsa Família chega aos indígenas

Em Roraima, a unidade móvel já passou por mais de sete municípios, com a entrega de mais de cinco mil cartões. Outros 3 mil documentos devem chegar até famílias beneficiadas pelo Bolsa Família e que residem nesse estado.

O objetivo de priorizar esse público para receber o documento com a instalação do chip é o mesmo de levar o Caminhão Caixa: alcançar quem vive em regiões afastadas.

Tudo porque, esse cartão permite:

  • Sacar no autoatendimento, lotéricas;
  • Fazer compras diretamente no comércio sem a necessidade de ir a uma agência para ter acesso ao benefício.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]