Lote extra do PIS decepciona milhares de brasileiros que descobrem não ter direito

Desde o início desse ano é possível consultar se tem direito ao pagamento do abono salarial. No final de fevereiro, porém, a Dataprev trouxe uma informação importante de que aqueles que ainda não haviam sido contemplados teriam uma nova chance. Em abril foi aberta a consulta ao lote extra do PIS (Programa de Integração Social), mas que não trouxe uma boa notícia para muitas pessoas.

Lote extra do PIS decepciona milhares de brasileiros que descobrem não ter direito
Lote extra do PIS decepciona milhares de brasileiros que descobrem não ter direito (Imagem: FDR)

O lote extra do PIS vai contemplar 2,7 milhões de pessoas que não foram inclusas na lista inicial de 22,9 milhões de trabalhadores, por duplicidade de dados. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, os empregadores inscreveram esses trabalhadores tanto no eSocial como na declaração do RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), o que gerou o erro.

Diante disso, a Dataprev informou que essas pessoas poderiam ser beneficiadas em um novo lote de pagamentos. A Caixa Econômica que faz o pagamento do PIS, e o Banco do Brasil que libera recursos ao PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) passaram a se organizar para liberar a nova parcela.

Quem deveria ter tido acesso ao abono em fevereiro ou março, receberá o lote extra do PIS em 17 de abril. Os demais deverão receber o pagamento seguindo o calendário original que vai até julho, e que prevê o fim do saque em 28 de dezembro desse ano.

Como consultar se tem direito ao lote extra do PIS

Para saber se tem direito ao lote extra do PIS, antes o trabalhador precisa entender quais as exigências para receber o abono. É obrigatório ter trabalhado por no mínimo 30 dias com carteira assinada em 2021, tendo recebido no máximo dois salários mínimos por mês.

O número do PIS/PASEP deve ter sido emitido há pelo menos cinco anos, e o trabalhador precisa ter sido inscrito no RAIS ou eSocial da empresa. Tendo cumprido com esses requisitos, as chances de receber o benefício são grandes. Para confirmar se tem direito basta:

  • Acessar o App Carteira de Trabalho Digital e faça login;
  • Selecione “Benefícios” e em seguida “Abono salarial”;
  • Agora, escolha o ano-base 2021;
  • Pronto, tenha acesso as informações.

Quem cumpre com os requisitos, mas não foi incluso no lote extra do PIS precisa procurar o setor de RH da empresa, ou a Caixa Econômica.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]