Um dos benefícios cedidos pelo governo federal, entre tantos, é o Vale-Gás, auxílio que fornece o pagamento integral referente ao preço de um botijão de gás tradicional, de 13kg. Sobre isto, o governo anunciou uma novidade que interessa a todos os milhões de beneficiários do programa. Confira agora em nosso site.
Inicialmente, o Vale-Gás foi criado durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2021. A medida chegou devido ao aumento expressivo referente aos combustíveis em circulação no país, como gasolina, diesel, etanol e o próprio gás de cozinha. A alta do preço exigiu uma ação direta do governo.
Desta forma, o benefício era cedido para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica e social, onde era fornecido um valor referente à 50% do preço integral de um botijão de gás. Isto mudou com a chegada do novo governo, que propôs o pagamento integral do Vale-Gás.
Com isso, aqueles que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza poderão ter acesso gratuito ao gás de cozinha. Isto muda muita coisa pois já haviam relatos de que famílias estavam sofrendo com queimaduras devido à tentativas de cozinhar utilizando álcool para conseguir fazer fogo.
Ou seja, além de ser uma questão social, o benefício evita que esta situação aumente e torne-se um problema de saúde pública, onde mães e pais de famílias estavam sofrendo com a falta deste botijão de gás para que pudesse fazer o mínimo para sua família, que é esquentar e fazer uma refeição.
Novidades no Vale-Gás
Para os quase seis milhões de beneficiários do Vale-Gás, é essencial reforçar que, agora, o auxílio cedido representa 100% do valor pago em um botijão de gás tradicional, de 13kg. Desta forma, é garantido às famílias a presença do gás em suas casas de forma mensal através de cadastro em plataforma.
A plataforma é o Cadastro Único, cujo serve como base de acompanhamento e parâmetro de como está a atual situação das famílias em situação de vulnerabilidade. A grande maioria dos benefícios sociais prestados pelo governo federal cobram a presença da família no CadÚnico.
É de extrema importância que as famílias que precisam e já estão ingressas para receber o benefício façam o acompanhamento constante dos calendários de pagamento divulgados pela Caixa Econômica Federal de forma mensal. Com isso, evita que você e sua família acabem perdendo a data de recebimento da parcela.