Restituição do IRPF: entenda a ordem de pagamento, valor e passo a passo de consulta

Pontos-chave
  • O pagamento da restituição do IRPF acontece durante cinco meses;
  • É possível consultar se foi contemplado online;
  • Nem todo mundo que envia a declaração será beneficiado.

Quando envia a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), o grande interesse do contribuinte é saber se terá direito de receber a restituição do IRPF. O valor vai depender do patrimônio do cidadão, e dos seus gastos dedutíveis, mas pode servir como uma graninha extra para muitas pessoas. O primeiro pagamento de 2023 será feito em 31 de maio.

Restituição do IRPF: entenda a ordem de pagamento, valor e passo a passo de consulta
Restituição do IRPF: entenda a ordem de pagamento, valor e passo a passo de consulta (Imagem: Montagem/FDR)

A restituição do IRPF é um direito do contribuinte, mas não significa que todos os que enviam a declaração têm direito de receber esse benefício. O valor a ser restituído vai depender de uma série de fatores, e no final do envio do documento o sistema da Receita Federal vai informar se há valores a receber e a pagar.

O pagamento do imposto é feito com desconto direto no salário daqueles que são trabalhadores formais, com registro e carteira. E dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que terão o débito automático em seus salários previdenciários. Outra opção é emitir a guia de pagamento no portal em que a declaração é postada.

Ter que pagar imposto não significa não ter direito a restituição do IRPF. Na verdade, tudo vai depender do que foi informado pelo contribuinte. É preciso acompanhar os lotes de pagamentos que acontecem sempre no último dia útil dos meses de maio até setembro.

Quem tem direito a restituição do IRPF?

Nem todas as 39,5 milhões de declarações do Imposto de Renda que são esperadas pela Receita Federal darão direito a restituição do IRPF 2023. Isso porque, algumas pessoas não apresentaram deduções, ou seja, gastos no último ano que dão descontos no pagamento do imposto.

Diante disso, a liberação da restituição será feita da seguinte forma:

  • Contribuinte que pagou imposto a mais do que o devido;
  • A quantia “a mais” é construída por meio de gastos dedutíveis que geram descontos no valor final;
  • Esse desconto é recebido em forma de restituição.

Como aumentar o valor da restituição do IRPF

Algumas informações contidas na declaração do Imposto de Renda dão ao contribuinte a possibilidade de aumentar o valor da restituição do IRPF 2023. São os gastos dedutíveis que permitem a aplicação de descontos nos valores finais a serem tributados.

É importante dizer, no entanto, quem nem todos os gastos são dedutíveis e alguns não dão descontos na tributação. Além do que for comprado ou gasto para o titular da declaração, comprovantes em nome dos seus dependentes legais também servem para aumentar a restituição.

Todos os gastos precisam sem comprovados de forma documentada, com recibos de pagamento. Valem gastos com:

  • Educação: limitado a R$ 3.561,50 por pessoa, incluindo o que for gasto do nível infantil até o ensino superior. Com exceção dos cursos que não geram certificado;
  • Saúde: sem limitação, valem gastos com: atendimentos médicos, tratamentos, exames e consultas;
  • Previdência privada: limitados a 12% do rendimento tributável do ano vigente;
  • Pensão alimentícia: desde que o recebedor da pensão seja declarado como “alimentado” e não como dependente.

Calendário da restituição do Imposto de Renda 2023

Assim como aconteceu nos últimos anos, serão cinco lotes de pagamentos da restituição do IRPF 2023. A ideia é que nesse período recebam todos os que enviaram o documento dentro do prazo regular, e não caíram na malha fina. Os demais receberão a restituição, caso tenham direito, mas em lotes retroativos, ou seja, fora do calendário.

O depósito será feito na conta corrente informada pelo cidadão durante o envio da declaração. Caso a quantia não seja depositada, o contribuinte tem a opção de fazer o resgate no Banco do Brasil. Os depósitos serão feitos nessa ordem:

  • 1º lote de restituição – 31 de maio;
  • 2º lote – 30 de junho;
  • 3º lote – 31 de julho;
  • 4º lote – 31 de agosto;
  • 5º lote – 29 de setembro.

Consulta da restituição do IRPF 2023

Pelo menos uma semana antes do pagamento, a Receita Federal libera a consulta da restituição do IRPF 2023. O acesso pode ser feito no App Meu Imposto de Renda ou site da Receita Federal da seguinte forma:

  • Acesse o site da Receita Federal e clique em “Imposto de Renda”;
  • Agora, “Consultar Restituição” e em seguida “Iniciar”;
  • Informe o número de CPF e data de nascimento do contribuinte, e o ano de envio da declaração.

Como antecipar o pagamento da restituição do IRPF

Por lei, tem prioridade de receber a restituição do IRPF 2023 os contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos, idosos acima de 60, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Essas pessoas serão priorizadas em todos os lotes, mas mesmo quem não se encaixa nessas regras pode conseguir adiantar o saque caso tome atitudes como:

  • Envie a declaração do Imposto de Renda logo no início do prazo;
  • Opte pelo modelo pré-preenchido da declaração;
  • Cadastre sua chave PIX para receber a restituição.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com