Estudante de supletivo pode fazer ENEM? Entenda os critérios de candidatura

O ENEM já se tornou a principal forma de ingressar no ensino superior, possibilitando até mesmo estudar em universidades portuguesas. Um dos requisitos básicos para participar é ter concluído o ensino médio. Veja algumas informações importantes.

Estudante de supletivo pode fazer ENEM? Entenda os critérios de candidatura
Estudante de supletivo pode fazer ENEM? Entenda os critérios de candidatura (Imagem: FDR)

Se você ainda não concluiu o ensino médio ou tem previsão de conclusão após esse ano, a sua participação no ENEM será como treineiro, ou seja, você não poderá concorrer a vagas. Isso porque é necessário apresentar o comprovante de conclusão do ensino médio na hora de fazer a matrícula em um curso superior.

Essa regra é válida para o ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio e também pelo tradicional vestibular.

Quem fez supletivo pode fazer o ENEM?

O supletivo é que hoje chamamos de Educação de Jovens e Adultos, ou simplesmente EJA. Nessa modalidade as pessoas que não conseguiram concluir a educação básica na idade certa têm a oportunidade de conquistar o certificado de conclusão.

E, sim, quem obteve o certificado através do EJA ou até mesmo do ENCCEJA pode participar do ENEM. O que importa é que ele apresente o documento obtido.

Esses certificados são aceitos em qualquer processo seletivo, seja de concurso público, vestibular ou até seleções privadas.

ENEM 2023: INSCRIÇÃO ONLINE, CALENDÁRIO, HORÁRIO DAS PROVAS, EDITAL, NOTAS E PROVA DIGITAL

Cronograma do ENEM 2023

Agora que você já sabe que o seu certificado do EJA ou do ENCCEJA é aceito no exame, confira o cronograma da edição desse ano:

Além disso, o INEP faz a reaplicação do ENEM e o ENEM PPL nas seguintes datas:

Lembrando que as inscrições no ENEM PPL são feitas pelo responsável pedagógico e não pelo próprio participante.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile