Concurso para Bombeiros e Polícia Militar é anunciado na Paraíba; acompanhe o calendário

O concurso do para bombeiro e Polícia Militar na Paraíba deve oferecer centenas de vagas. É esperado que o certame conte com cinco fases de seleção ao todo. Veja as informações já divulgadas pela corporação.

Concurso para Bombeiros e Polícia Militar é anunciado na Paraíba; acompanhe o calendário
Concurso para Bombeiros e Polícia Militar é anunciado na Paraíba; acompanhe o calendário (Imagem: FDR)

O tão aguardado edital do concurso para Bombeiro e Polícia Militar da Paraíba deve ser publicado em breve, é o que estima o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca de Souza. O processo seletivo deve oferecer mais de mil vagas para as duas corporações.

Concurso para Bombeiro e Polícia Militar PB

A expectativa é de que ao todo o concurso PMPB e Corpo de Bombeiros oferece 1.100 vagas, sendo:

  • 900 na Polícia Militar;
  • 200 no Corpo de Bombeiros.

Em janeiro desse ano o comandante-geral da Polícia Militar afirmou que o prazo máximo para a divulgação do edital seria de 90 dias; segundo ele o projeto básico já está em fase de finalização.

A previsão é de que o certame atenda as seguintes datas:

  • Publicação do edital em maio;
  • Provas objetivas entre agosto e setembro; e
  • Nomeações ainda em 2023.

Outra informação divulgada pelo coronel é a realização do concurso em cinco fases.

“Nós já estamos preparando esse edital. Mas, logicamente, existem algumas etapas a serem cumpridas, a primeira delas diz respeito à licitação para contratação da banca que vai organizar esse concurso público. Isso gira em torno de dois meses”, afirmou ele.

Último concurso PMPB

A seleção mais recente para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foi realizado em 2018, na ocasião os candidatos passaram pelas seguintes etapas:

  1. Exame intelectual – prova objetiva (Língua portuguesa, Raciocínio Lógico, Geografia e História da Paraíba, Noções Básicas de Informática, Noções de Direito e Sociologia)
  2. Exame psicológico
  3. Exame de saúde
  4. Exame de aptidão física
  5. Avaliação social

Na ocasião as vagas exigiram ensino médio completo, oferecem oportunidades para ambos os sexos e remuneração em torno de R$3.202,60.

Além disso, os candidatos devem ter entre 18 e 32 anos e altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres) e não possuir antecedentes criminais.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.