Restituição do Imposto de Renda está disponível para consulta; veja quanto receber

Os contribuintes que declararam o Imposto de Renda 2023 já podem consultar os detalhes da restituição de forma simples e prática, através da internet. Caso já tenha enviado sua declaração, saiba como consultar a restituição.

Imposto de Renda 2023: veja como declarar dependentes AUMENTANDO sua restituição
Restituição do Imposto de Renda está disponível para consulta; veja quanto receber (Imagem: FDR)

A restituição foi organizada em um calendário com cinco datas, que vão de maio a setembro. Confira como consultar.

Como consultar a restituição do IR

Para fazer a consulta e saber detalhes da restituição, o contribuinte deve entrar no site Meu Imposto de Renda, ir na aba serviços e clicar em “Consultar a Restituição”. 

Caso queira informações mais aprofundadas, acesse o e-CAC. Lá é possível saber o status da declaração e também se o documento está com alguma pendência ou divergência e se a declaração caiu na ‘malha fina’.

Através do e-CAC o contribuinte consegue fazer a retificação de possíveis erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que o próprio contribuinte gera) e senha.

Novidades restituição IR 2023

Um contribuinte que, por exemplo, não faz parte dos grupos prioritários e que entrega sua declaração logo nos primeiros dias do prazo, sem utilizar o modelo pré-preenchido ou sem informar o PIX, ele irá receber sua restituição depois de outra pessoa que enviou o documento no último dia do prazo legal, em 31 de maio e que tenha usado esses procedimentos.

Isto acontece pois, segundo a Receita, foi criada uma nova faixa de prioridade voltada para os contribuintes que optaram pelo modelo pré-preenchido ou que escolheram receber a restituição via PIX.

Utilizar o modelo pré-preenchido não quer dizer que a pessoa está livre da malha fina, uma vez que é necessário conferir os dados para se certificar que não existem erros.

Os contribuintes mais organizados conseguem receber uma restituição mais alta, uma vez que eles costumam guardar com mais cuidado recibos e notas físicas. Isto pois existem despesas, investimentos e até contribuições que são dedutíveis da base do IR. Quem perde algum comprovante acaba recebendo menos.

Calendário da Restituição do IR 2023

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 29 de setembro

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.