Jovem Aprendiz Correios: veja quais os critérios para ser aprovado na seleção

O Programa Jovem Aprendiz Correios é uma grande oportunidade para a isenção no mercado de trabalho. Aprendizes recebem qualificação, remuneração e têm direito garantidos pela Lei da Aprendizagem. Confira quais são os requisitos para concorrer as vagas.

Jovem Aprendiz Correios: veja quais os critérios para ser aprovado na seleção
Jovem Aprendiz Correios: veja quais os critérios para ser aprovado na seleção (Imagem: FDR)

Com vagas em todo o país, o Programa Jovem Aprendiz Correios oferece a oportunidade de os jovens conquistarem o primeiro emprego. Além de fazerem parte de uma empresa federal, os aprendizes têm curso de qualificação com certificado ao término e alguns direitos trabalhistas. São mais de 4.300 vagas em todo o país.

Entre os direitos garantidos pela Lei da Aprendizagem estão o 13º salário, férias remuneradas e FGTS.

Quais os critérios para o Jovem Aprendiz Correios?

Os critérios são bem simples, para concorrer as vagas basta ter idade entre 14 e 24 anos podem participar, estar cursando, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental.

Além disso, é necessário ter disponibilidade para trabalhar presencialmente nas unidades dos Correios e participar das aulas de formação.

Vale lembrar que o programa inclui a parte teórica, que acontece em instituição de ensino, e a prática, que acontece dentro da empresa.

Como fazer a inscrição no Programa Jovem Aprendiz Correios

Os interessados nessas oportunidades devem acessar a página de concursos dos Correios e seguir os passos abaixo:

  1. Selecione a opção Jovem Aprendiz
  2. Clique em Andamento – Inscrições abertas
  3. Clique no número de edital correspondente: CS – 001/23
  4. Clique em Ficha de Inscrição
  5. Clique em Cadastrar
  6. Selecione Pessoa Física e após Prosseguir
  7. Preencha os dados solicitados. Marque a opção destacada (os campos com asteriscos são obrigatórios)
  8. Ao concluir o cadastro o sistema enviará tokens para validação do telefone celular informado ou para o e-mail cadastrado. Informe-os nos referidos campos para validação os dados solicitados.

Após a validação do token, o sistema direcionará o responsável legal para a seguinte tela. Clique em Dependentes/Curatelados. Vale lembrar que o cadastro de dependentes é válido apenas para pessoas menores de 18 anos.

Após isso, é necessário voltar e acessar novamente o sistema com o CPF e a senha cadastrados, nessa etapa a inscrição será efetivada.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.