Vaga de emprego: veja o que NÃO colocar no seu currículo para evitar desclassificação

O currículo funciona como uma espécie de carta de apresentação, pois, chega nas empresas antes de você. Um bom currículo pode ser o divisor de águas entre a convocação para processos seletivos de vagas de emprego ou a recusa do candidato por parte da contratante.

Vaga de emprego: veja o que NÃO colocar no seu currículo para evitar desclassificação
Vaga de emprego: veja o que NÃO colocar no seu currículo para evitar desclassificação (Imagem: FDR)

A dúvida quanto à elaboração do currículo é algo bastante comum na hora de se candidatar a uma vaga de emprego. Na internet a gente encontra alguns modelos e muitos recrutadores comentam sobre a elaboração desse documentos, principalmente quanto ao que não fazer nele.

O que não fazer no currículo na hora de se candidatar a uma vaga de emprego?

1 Deixar de preencher todos os campos

É muito comum que os candidatos preencham apenas os campos obrigatórios nos sites de recrutamento. Acontece que quem insere informações além das necessárias acaba se destacando e saindo na frente dos outros candidatos mais “básicos”.

Geralmente essas lacunas acabam ficando na parte de experiência, conhecimento de outras línguas ou na formação e são justamente esses pontos de atenção por parte das empresas.

Se você estiver preenchendo o seu currículo para uma vaga em específico através de um site, o ideal é utilizar nele palavras que aparecem na descrição da vaga de emprego; isso deve fazer com que você se destaque.

2 Não se candidate a vagas aleatórias

Se a sua formação é para uma área específica, em seu currículo está descrito que você pretende atuar como um determinado profissional, não há porque se candidatar a um cargo muito distante disso.

Até porque, provavelmente, você não terá as habilidades necessárias para esse outro cargo. A menos que você deseje mudar de área, nesse caso, é interessante deixar expresso em seu currículo.

Pense da seguinte forma: Minha formação e experiências se encaixam no que a empresa procura? Se a resposta for não, é melhor não se candidatar.

3 Não minta

Parece algo até desnecessário, mas, evite mentir em seu currículo. Já pensou se a empresa vai procurar informações junto ao local em que você afirma ter trabalhado?

Nem mesmo aumente para parecer mais “atrativo”.

4 Cuidado aos dados inseridos

De modo geral a regra é a seguinte: dados pessoais como número de documentos são desnecessários, até porque eles não devem ficar por ai circulando em locais desconhecidos.

Outro ponto de atenção é quanto ao uso de fotos, as empresas não podem solicitar que você as utilize, mas, em sites como o LinkedIn é interessante utilizar para criar o seu perfil.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.