Trabalhador pode AUMENTAR o valor do seu salário seguindo esses passos

Alguns fatores podem interferir na negociação para o aumento do salário, aponta pesquisa. Para as mulheres o cenário pode ser um pouco mais desafiador, mas, também segundo pesquisa, as profissionais possuem tanta capacidade quanto os homens de fazer essa negociação.

Trabalhador pode AUMENTAR o valor do seu salário seguindo esses passos
Trabalhador pode AUMENTAR o valor do seu salário seguindo esses passos (Imagem: FDR)

O mercado de trabalho sempre apresentou desigualdades entre homens e mulheres, na negociação do salário uma pesquisa mostrou que elas são tão capazes quanto os profissionais. Além disso, as empresas devem ofertar mais oportunidades de negociação para as trabalhadoras.

Um reflexo dessa desigualdade é que a diferença salarial entre homens e mulheres só diminuiu alguns centavos em 20 anos.

Como negociar um aumento de salário?

As dicas abaixo servem tanto para homens quanto para mulheres fazerem essa negociação:

1 – Tenha em mente o quanto você ganha e o quanto deveria ganhar

Isso mesmo, faça uma pesquisa sobre a média salarial para o cargo que ocupa, só assim conseguirá perceber se a sua remuneração é justa ou não. Isso ajuda também a perceber qual seria o aumento necessário, o que vai te impedir de cometer o erro de propor um salário acima demais do mercado.

2 – Fale você mesma

É muito mais vantajoso que você mesmo peça o aumento par o seu chefe do que utilize um “intermediário”, até porque, apenas você tem dimensão real dos seus gastos diários e mensais que te motivam a pedir um aumento.

É possível que você tenha que justificar o seu pedido, faça isso com informações reais e jamais diminua outros membros para conquistar o seu objetivo, isso vai pegar mal.

3 – Apresente uma proposta

Decidiu que vai realmente pedir? Então, depois de fazer a sua pesquisa, tenha em mente um valor médio. É importante pensar em algumas coisas nesse sentido: o quanto tenho agregado à empresa? O valor proposto está dentro da média para o meu cargo?

Depois de responder a esses questionamentos, você, provavelmente, conseguirá argumentar sobre o seu pedido.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.