Mora de aluguel? Fique atento que seu contrato ficará mais caro a partir de abril

Atualmente, milhões de brasileiros vivem em suas casas, mas não as possuem assinadas em seu nome. Este é o caso daqueles que vivem em situação de aluguel. Este público precisa ficar atento ao preço pago mensalmente pois está previsto um aumento a partir do mês de abril. Acompanhe a notícia.

IPTU 2023: contribuinte de Jundiaí deve cadastrar seu boleto eletrônico até o fim da semana
Mora de aluguel? Fique atento que seu contrato ficará mais caro a partir de abril. (Imagem: FDR)

Muitas famílias ainda não conseguiram realizar o sonho de possuir uma casa própria. Muitas vezes, a localização e os serviços oferecidos próximo ao local influenciam diretamente no valor, impactando as pessoas que buscam fazer o investimento na meta da casa própria. Porém, muitas vezes isso não é possível.

O que acaba fortalecendo o nicho de aluguéis, que seguem faturando muito por ano. Desta forma, as famílias decidem que o melhor caminho será o aluguel e fecham a parceria com o dono da propriedade. Acontece que os gastos que envolvem a construção de uma residência fazem com que hajam reajustes.

Desta vez, um reajuste de 0,17% será realizado para todos aqueles que pagam os seus aluguéis de forma mensal. Este aumento é referente a variação do índice analisada em nos últimos 12 meses. Este aumento foi o menor desde 2018, quando foi registrado uma queda de -0,42%.

Aluguel: quem decide quando e quanto aumentar?

A decisão do reajuste de 0,17% foi decidido através de análise do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), gerido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Para a realização deste cálculo, é utilizado como base os preços negociados para os itens essenciais em uma construção civil, como matérias primas, por exemplo.

Além disto, outro parâmetro utilizado no cálculo é a margem de inflação sobre os itens essenciais do mercado imobiliário. A fundação decidiu que os esse aumento deve ser feito para aqueles que possuem aluguéis com vencimento para o mês de abril deste ano. Já no caso de maio, pode ser que ocorra um reajuste para baixo. 

É extremamente importante que você, caso viva em uma casa que seja alugada, acompanhe esses dados e fique atento aos aumentos e reajustes aplicados pois isto vai impactar diretamente em suas contas e na sua renda no final do mês. Fique atento à mais informações do site.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile