MEC anuncia aumento de bolsas para esse grupo de estudantes; confira

Depois de aumentar o valor das bolsas oferecidas pela CAPES, o MEC também anunciou que vai aumentar a oferta de vagas em iniciação científica. Os dois programas afetados, PIBID e PRP estão relacionados à área de educação. Entenda melhor os desdobramentos desse anúncio.

MEC anuncia aumento de bolsas para esse grupo de estudantes; confira
MEC anuncia aumento de bolsas para esse grupo de estudantes; confira (Imagem: FDR)

O Ministério da Educação iniciou o ano com anúncios bastante animadores para os estudantes universitários de todo o país. Depois de aumentar o valor das bolsas de mestrado e doutorado; agora o MEC vai também aumentar o número de bolsas ofertadas em dois programas, o PIBID e o PRP, ambos atendes aos estudantes de licenciatura.

“Temos que buscar caminhos para mudar a rota da educação brasileira. Para alfabetizar melhor, precisamos melhorar também a qualidade da formação dos nossos professores. Por isso, vamos ampliar as bolsas dos programas de iniciação à docência e residência”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.

MEC aumenta número de bolsas de iniciação científica

Tanto o  programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) quanto o Residência Pedagógica (PRP) terão aumento no número de bolsas ofertadas através da CAPES.

O Pibid passará de 29.378 para 55.034 (um aumento de 25.656 bolsas) e a Residência Pedagógica passa de 28.304 para 33.929 (aumento de 5.625). Ao todo o Ministério da Educação deve abrir 31.28 novas bolsas ligadas à docência nos dois programas.

“Esse aumento no número de bolsas contribuirá para a melhoria na formação dos profissionais que atuam na educação básica, o que é central para elevar a qualidade do ensino brasileiro”, afirmou o presidente da Capes, Mercedes Bustamante.

Das 253 Instituições de Ensino Superior (IES) com projetos aprovados para o Pibid, 187 poderão ter aumento no número de bolsas.

Já das 230 instituições com projetos aprovados para o Residência Pedagógica, 92 atendem aos critérios para receber mais benefícios.

Para ser atendida com mais bolsas as instituições devem enviar um ofício assinado pela Coordenação Institucional solicitando o aumento:

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.