ENEM 2023: como montar cronograma de estudos e já começar a se preparar?

A partir do próximo mês será dada a largada para o ENEM 2023 com a abertura do período de solicitação de isenção e justificativa de ausência. Exame será aplicado em todo o país no mês de novembro e a preparação para as provas já estão a todo o vapor. Veja como organizar os seus estudos.

ENEM 2023: como montar cronograma de estudos e já começar a se preparar?
ENEM 2023: como montar cronograma de estudos e já começar a se preparar? (Imagem: FDR)

A participação no ENEM 2023 é aguardada por centenas de estudantes em todo o país, afinal, a nota é usada em diversos processos seletivos para cursos superiores. As provas dessa edição do Exame Nacional do Ensino Médio será aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro desse ano.

Por ser uma prova extremamente importante a preparação dos participantes é iniciada muito antes da divulgação do período de inscrições. Veja as dicas que separamos para te ajudar nesse momento.

Como montar um cronograma de estudos para o ENEM 2023?

1 Organize o seu tempo

Tenha em mente todas atividades que você precisa realizar durante o seu dia; o ideal é pensar assim mesmo, um dia de cada vez.

Se você trabalha, coloque em sua planilha o seu horário de trabalho, insira também o horário que acorda, que almoça e o tempo que tem para o estudo.

2 Tenha uma rotina

Ter um cronograma é mais fácil quando você estabelece uma rotina e segue ela, se você não trabalha talvez tenha uma liberdade maior para definir seus horários.

ENEM 2023: INSCRIÇÃO ONLINE, CALENDÁRIO, HORÁRIO DAS PROVAS, EDITAL, NOTAS E PROVA DIGITAL

3 Defina o que precisa ser estudado

Pense na distribuição das disciplinas da seguinte forma: o que é mais importante deve ter uma maior atenção.

Por exemplo, redação é importantíssima para todos os candidatos, assim pode ser vista com mais frequência durante a semana.

4 Defina dias para fazer simulados

Você encontra alguns portais que oferecem simulados do ENEM gratuitamente; é interessante utilizar esse recurso até como um “termômetro” do seu conhecimento, assim você percebe o que precisa ser melhorado.

5 Não fique com dúvidas

Está estudando por conta própria? Não está matriculado em um cursinho? As aulas virtuais e os materiais gratuitos podem te ajudar bastante, caso surjam dúvidas, pesquise, veja em questões como aquele determinado assunto é cobrado.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile