Muitos trabalhadores atuam de forma informal no mercado e não possuem carteira assinada, o que significa que eles não têm acesso aos direitos trabalhistas garantidos por lei. Entre esses direitos está o saque-aniversário do FGTS, e vamos mostrar como esse benefício pode ser aproveitado.
O FGTS é um fundo de garantia criado para ser uma forma de poupança para os trabalhadores que têm carteira assinada. Nesse caso, 8% do salário é descontado e depositado diretamente na conta, com o objetivo de garantir a segurança financeira do trabalhador.
Em teoria, ele serve para garantir que os funcionários demitidos ou aposentados tenham uma reserva que possa ser retirada. No entanto, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi criada uma nova modalidade de saque, o saque-aniversário.
Como funciona o saque-aniversário do FGTS?
Cada contribuinte deve considerar suas próprias necessidades ao decidir o que fazer com o valor sacado. A modalidade permite que, uma vez por ano, no mês de aniversário do trabalhador, seja possível sacar parte do saldo disponível. Assim que o saque é liberado, o trabalhador pode transferir o valor para qualquer conta bancária de sua preferência.
Qualquer pessoa que tenha saldo no FGTS pode migrar para a modalidade de saque-aniversário. O valor disponível para saque depende do saldo da conta do trabalhador. Para verificar a tabela completa de saques e os valores exatos, clique aqui.
É importante lembrar que, ao optar pela mudança, o trabalhador terá que esperar dois anos antes de voltar a outra modalidade. Portanto, é preciso ter cautela na decisão.
Como fazer a portabilidade?
- Procure o aplicativo FGTS em sua Play Store ou App Store;
- Faça o download do aplicativo e faça o login com sua conta da Caixa;
- Em seguida, procure a opção “Saque Aniversário do FGTS“;
- Escolha a modalidade Saque-Aniversário;
- Registre a conta bancária de sua preferência;
- Se estiver no mês do seu aniversário, solicite o saque e siga as instruções na tela.