Desde a última sexta-feira, 24 de março, a Receita Federal liberou a consulta da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Pelo menos 94 mil pessoas serão contempladas com o depósito que será feito no dia 31 de março, último dia útil desse mês. Não se trata da declaração do Imposto de Renda de 2023, em que a restituição começa em maio, nesse caso o grupo de beneficiados são outros.
Esse é mais um lote retroativo da restituição do IRPF. Por meio dele serão beneficiados os contribuintes que caíram na malha fina, mas que conseguiram corrigir seus erros e agora finalmente receberão o valor restituído. Quem envia a declaração fora do prazo, comete erros de dados, ou sonega informações, acaba caindo na malha fina e fica impedido de receber a restituição no calendário regular.
Por isso, conforme as declarações vão sendo corrigidas a Receita Federal vai liberando novos lotes de pagamento da restituição de forma retroativa. Em 2022 foram cinco depósitos regulares, assim como acontecerá em 2023, mas com as declarações retidas e depois corrigidas novos pagamentos foram acontecendo.
Para o depósito da restituição do IRPF que acontecerá no dia 31 de março, foram dedicados R$ 300 milhões que beneficiarão 94 mil pessoas. Além do público prioritário, como idosos acima dos 80 anos, contribuintes que têm entre 60 e 79 anos, pessoas com alguma deficiência ou moléstia grave, pessoas não prioritárias também serão beneficiadas.
Como consultar se foi contemplado na restituição do IRPF
Para saber se vai receber a restituição do IRPF no próximo dia 31 de março, em mais um lote pago pela Receita Federal, o contribuinte pode fazer a consulta online. O processo de consulta é bem simples e exige apenas o número de CPF e data de nascimento do trabalhador, além do ano de entrega da declaração, nesse caso 2022.
O valor a ser restituído vai depender do que foi informado como gasto dedutível na declaração. Antes de enviar o documento o sistema indica se há valores a receber, e o quanto será pago. Para consultar se a quantia será depositada nesse lote basta seguir o passo a passo:
- Acesse o site da Receita Federal e clique em “Imposto de Renda”;
- Em seguida, selecione “Consultar restituição”;
- Na nova página escolha “Iniciar”;
- Agora, informe número do CPF, data de nascimento e o ano de exercício da declaração.