Imposto de Renda: veja condições para isenção total da taxa para este público

Em 2023, o governo Lula estabeleceu novas regras macroeconômicas para o país. Uma dessas medidas foi o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda, elevando o valor limite para R$2.640. Porém, existem condições em que a pessoa pode obter a isenção total da taxa, mesmo passando o limite. Confira agora.

Lote residual para receber a restituição do Imposto de Renda está disponível para consulta
Imposto de Renda: veja condições para isenção total da taxa para este público (Imagem: FDR)

É comum que todo ano haja um crescimento nas dúvidas sobre como funciona a declaração. É preciso tomar bastante cuidado para que se informe corretamente e evite entrar na conhecida “malha fina“. O pagamento faz parte do calendário nacional de pagamento de tributos, como o IPVA, por exemplo.

No ano passado, a Receita Federal declarou que aproximadamente 36,3 milhões de pessoas fizeram a declaração do IR. O pagamento é obrigatório para aqueles que receberam a partir de R$28.559,70 e é fiscalizado anualmente. Entretanto, existem condições que podem evitar a declaração. Veja abaixo.

Isenção do Imposto de Renda

Existem algumas variações que podem te levar à isenção. Vamos agora te passar algumas medidas que englobam grande parte da população e que fazem com que não haja a necessidade de declarar. Acompanhe:

Isenção do Imposto de Renda por doenças

No Brasil, existe a possibilidade do cidadão ser isento do Imposto de Renda devido ao diagnóstico de algumas doenças graves. Segue abaixo a lista que conta com as condições que podem levar à isenção:

Todas essas condições só poderão ser consideradas pela Receita Federal após a confirmação via exames médicos. Por isso, é importante visitar um médico especializado na área e emitir um parecer oficial sobre a sua condição. Com isso, você poderá ter acesso à isenção total do Imposto de Renda.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile