URGENTE! Titulares do Bolsa Família podem ter o saldo bloqueado por entraves no Caixa Tem

Pontos-chave
  • O Caixa Tem foi lançado em 2020 para unificar os pagamentos do Auxílio Emergencial;
  • A plataforma viabiliza benefícios como o Bolsa Família, Vale Gás, abono salarial, FGTS, seguro-desemprego e outros;
  • Os usuários devem se atentar aos limites de transações unitárias, diárias e mensais nos valores de R$ 600, R$ 1 mil e R$ 5 mil, respectivamente.

O Caixa Tem é a conta poupança social digital criada pela Caixa Econômica Federal (CEF). A plataforma foi lançada em 2020 para unificar os pagamentos do Auxílio Emergencial. Diante da popularidade entre os cidadãos, foi mantida pelo banco estatal nos depósitos do Bolsa Família.

URGENTE! Titulares do Bolsa Família podem ter o saldo bloqueado por entraves no Caixa Tem
URGENTE! Titulares do Bolsa Família podem ter o saldo bloqueado por entraves no Caixa Tem. (Imagem: FDR)

Hoje, o Caixa Tem é usado em parceria entre a Caixa Econômica e o Governo Federal para viabilizar benefícios como o Bolsa Família, Vale Gás, abono salarial, FGTS, seguro-desemprego e outros. 

No decorrer dos últimos dois anos em atuação, o Caixa Tem foi responsável por bancarizar milhares de brasileiros que viviam às margens do sistema financeiro. Este processo nada mais é do que a criação de uma conta bancária para pessoas que, por alguma razão, ainda não utilizam tais meios. 

A vantagem do Caixa Tem consiste na possibilidade de o usuário ter acesso a mais de 10 funcionalidades diferentes sem precisar pagar por nenhuma taxa de serviço. O único requisito é que se atentem aos limites de transações unitárias, diárias e mensais nos valores de R$ 600, R$ 1 mil e R$ 5 mil, respectivamente

O cliente do Caixa Tem pode acessar as seguintes ferramentas e serviços:

  • Pagar boletos online; 
  • Realizar pagamentos na Casa Lotérica; 
  • Fazer recarga de telefone celular vinculado a qualquer operadora; 
  • Contratar o Seguro Apoio Família; 
  • Obter dicas financeiras; 
  • Realizar compras online com o cartão de débito virtual;
  • Realizar compras presenciais mediante a leitura do QR Code emitido pela máquina de cartão do estabelecimento comercial;
  • Informar os rendimentos de pessoa física; 
  • Consultar o Número de Identificação Social (NIS); 
  • Consultar o Bolsa Família;
  • Receber o Seguro Desemprego; 
  • Fazer transferências via TED e DOC;
  • Fazer transferências e efetuar pagamentos com a chave PIX; 
  • Consultar o extrato de movimentação da conta poupança.

Apesar das vantagens e benefícios, eventualmente, o usuário pode enfrentar alguns problemas. No geral, o FDR mostrará a seguir, detalhes para solucionar os principais impasses. Confira!

Solucionando problemas no Caixa Tem

Desbloqueio do aplicativo

Em determinados casos a Caixa Econômica pode bloquear uma conta do Caixa Tem como uma forma de medida de segurança, especialmente para evitar fraudes quando há suspeita. Mas não é preciso se preocupar, pois entre 24h e 48h o problema pode ser resolvido seguindo estes passos:

  1. Baixe o aplicativo Caixa Tem (Android ou iOS)
  2. Acesse sua conta com seu CPF e senha
  3. Na tela inicial, encontre a opção “Liberar Acesso”. Possivelmente será a primeira a aparecer na lista.
  4. Você entrará em um chat com respostas automáticas
  5. Siga as orientações. Você vai enviar seus documentos pessoais para desbloquear o Caixa Tem.

Também existe a possibilidade de desbloquear o Caixa Tem pelo atendimento presencial na agência bancária, é só:

  1. Acessa o site Encontre a Caixa;
  2. No campo “Tipo de atendimento”, selecione “Agências”;
  3. Em “UF”, selecione o Estado que você mora;
  4. Marcar a cidade no campo seguinte;
  5. Clique em “Buscar” para encontrar a agência Caixa mais próxima.

Recuperação de senha

O acesso ao aplicativo Caixa Tem é feito com o CPF e uma senha numérica de seis dígitos. Em caso de perda da senha, é possível iniciar um processo para recuperação e criação de uma nova. Veja o passo a passo:

  1. Ao acessar o app do Caixa Tem (Android | iOS), clique em “Recuperar Senha”;
  2. Insira o CPF no campo indicado, marque a opção “Não sou um robô” e clique em “Continuar”;
  3. As instruções para a recuperação da senha serão enviadas para o endereço de e-mail cadastrado;
  4. Acesse o seu e-mail cadastrado, e clique em “Link para redefinir credenciais”;
  5. Siga as instruções solicitadas e crie uma nova senha. Ela deve ser numérica, com ao menos seis dígitos, e não pode ser igual ao CPF, possuir repetições ou ser a sua data de nascimento;
  6. Clique em “Continuar” para validar o processo e faça o login na plataforma com a nova senha.

Transferência de dinheiro

Ao ter o seu dinheiro no Caixa Tem, é possível fazer pagamentos por boletos, por QR Code, ou com o cartão de débito virtual, por exemplo. Mas, uma das maneiras mais utilizadas, principalmente em compras em e-commerce, é a transferência

A plataforma permite transferir dinheiro de dois modos: por DOC e Pix. Essa movimentação também é muito utilizada caso o usuário do app deseje transferir o dinheiro para si mesmo, mas, em outra conta ou outra instituição financeira.

Transferência via Pix

  1. Abra o seu Aplicativo do Caixa Tem (disponível para Android e iOS);
  2. Vá até à opção “PIX/Enviar e Sacar”;
  3. Marque a opção da chave de quem vai receber o PIX (CPF, CNPJ, número de celular, e-mail ou chave aleatória);
  4. Insira a Chave PIX; 
  5. Coloque uma descrição de pagamento, caso deseje;
  6. Insira o valor do PIX que deseja enviar;
  7. Marque quando deseja realizar o PIX;
  8. Por fim, clique em “Continuar”.

Transferência via DOC

  1. Abra o seu Aplicativo do Caixa Tem (disponível para Android e iOS);
  2. Vá até à opção “Transferir Dinheiro”;
  3. Selecione a opção “Digitar Agência / Conta”;
  4. Selecione o Banco para o qual deseja realizar transferência;
  5. Informe a Agência sem o dígito;
  6. Informe o número da conta sem o dígito, operação, agência e sem zeros à esquerda; 
  7. Agora informe do dígito da conta; 
  8. Informe o tipo de conta podendo ser Conta Corrente ou Poupança para pessoa física ou jurídica; 
  9. Digite o CPF de quem irá receber o valor;
  10. Coloque o nome da pessoa e envie;
  11. Informe o valor que deseja transferir;
  12. Confirme o prazo de envio e confira os dados da transferência;
  13. Caso esteja tudo correto, toque em “Sim”;
  14. Digite a sua senha de acesso ao aplicativo Caixa Tem e avance.

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Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.