TV Digital gratuita: passo a passo para solicitar kit de antena sem pagar nada

Buscando melhorar o sinal de televisão para todo o país, o Ministério das Comunicações anunciou a troca gratuita de antenas parabólicas. O kit que garante TV digital gratuita já está disponível para resgate em 439 cidades brasileiras. A meta do governo federal é de que por meio dessa ação 1,5 milhão de pessoas possam ser beneficiadas.

TV Digital gratuita: passo a passo para solicitar kit de antena sem pagar nada
TV Digital gratuita: passo a passo para solicitar kit de antena sem pagar nada (Imagem: FDR)

Todo esse processo de mudança que vai liberar a TV Digital gratuita, acontece com o objetivo de limpar a faixa de 3,5 GHz, a fim de facilitar a implementação do sinal 5G. Ou seja, existem parâmetros tecnológicos que necessitam dessa alteração. Mas, ciente de que muitas pessoas não terão dinheiro suficiente para troca de antenas, o governo federal decidiu liberar a mudança de forma gratuita.

Ao se adaptar ao sinal digital, os cidadãos vão se deparar com uma imagem mais “limpa” no televisor. Tudo porque, com a troca de sinal para o 5G aqueles que ainda usarem a antena anterior vão sentir a interferência no sinal da sua televisão. No início com falha na transmissão, ruídos, e mais tarde com o corte total da imagem.

De acordo com o Ministério das Comunidades, das 439 cidades que estão oferecendo o kit de parabólica da TV digital gratuita, pelo menos 163 são do estado de São Paulo. Santa Catarina vem logo em seguida no ranking de maior abrangência dos municípios, com 36 e o Paraná com 33 cidades.

Quem vai receber o kit de TV digital gratuita?

Para solicitar a troca da sua antena parabólica e usufruir do sinal de TV digital gratuita, será preciso preencher a requisitos como:

  • Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Quem tem na residência uma parabólica tradicional instalada e funcionando;
  • Moradores de uma das 439 cidades listadas aqui.

Como pedir a troca de antena parabólica

Em algumas cidades funcionários do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) têm entrado em contato com as famílias que cumprem com os requisitos para que agendem a troca de antena parabólica. Caso isso ainda não tenha sido feito, o próprio cidadão pode solicitar o kit de TV digital gratuita. 

Funciona assim:

  • Acesse o site Siga Antenado e clique em “Distribuição dos Kits”;
  • Informe número do CPF do representante familiar;
  • Preencha o número de celular e e-mail;
  • Agende a troca da antena.

O pedido também pode ser feito pelo telefone 0800 729 2404.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com