Tem se tornado cada vez mais comum o caso de golpes do consignado. São dois cenários, o primeiro em que os bancos realizam empréstimo em nome de aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sem autorização do titular. E outro em que golpistas entram em contato com esse público forjando um empréstimo para conseguir roubar seus dados, e até extorquir dinheiro.
Quando os aposentados do INSS bloqueiam a liberação de uma nova linha de empréstimo consignado, eles impedem que cooperativas de crédito fraudulentas façam o pedido em seu nome. Embora esse tipo de atitude seja proibida, porque o titular precisa estar ciente sobre o consignado e deve autoriza-lo, está cada vez mais comum desse tipo de crime acontecer.
No empréstimo consignado o banco desconta parte do salário previdenciário do cidadão para o pagamento do crédito. Existe um limite que pode ser descontado desse salário que é de 40% do que é recebido pelo aposentado ou pensionista. Por conta desse desconto direto no rendimento é que os bancos se veem beneficiados, já que é uma garantia maior de adimplência.
Por outro lado, as chances dos aposentados do INSS caírem em um golpe diante dessa facilidade aumentam muito mais. Além de cooperativas de crédito contratarem empréstimo sem autorização, ainda existe grupos de criminosos que forjam um pedido para roubar dados desse público.
Como aposentados do INSS podem fugir de golpes
Uma das formas mais simples de conseguir fugir de golpes é bloquear que novas contratações sejam feitas. Para isso, aposentados do INSS precisam acessar um sistema online solicitando que novos pedidos de crédito não sejam feitos em seu nome. O processo não exige comparecer presencialmente em uma agência.
O bloqueio é uma ação preventiva, que evita a realização de empréstimo indevidos. Ela não serve para reparar a situação de um beneficiário que já sofreu o golpe e percebe os descontos no pagamento. E funciona dessa forma:
- Entre no portal Meu INSS e faça login com dados do Gov.br;
- Selecione na opção “Novo pedido”;
- Em seguida, digite no campo de busca “bloquear/desbloquear benefício para empréstimo consignado” e selecione-o;
- Leia as informações e avance;
- A partir daí, será necessário preencher o número do CPF do beneficiário e anexar uma foto visível de um documento com foto, além de selecionar novamente que deseja bloquear empréstimos.