Brasileiros que moram de aluguel ganham benefícios com retomada do MCMV

Hoje, milhões de brasileiros vivem de aluguel. Para muitos, um objetivo muito difícil de ser alcançado, mas com esta nova iniciativa do governo Lula, certo grupo da sociedade terá a chance de conseguir realizar um sonho de ter a casa própria. Quer saber quem se enquadra e como será feito? Acompanhe abaixo.

Minha Casa Minha Vida volta a ser destinado a população de baixa renda. Veja as mudanças
Brasileiros que moram de aluguel ganham benefícios com retomada do MCMV (Imagem: FDR)

Não é novidade para ninguém separar parte da sua renda mensal para quitar a dívida do aluguel. Segundos dados do Datafolha, em 2022, 3 em cada 10 brasileiros moravam de aluguel. De fato, é a minoria; mas esta minoria representa algo em torno de 60 milhões de pessoas.

Pensando nisso, o governo Lula, já no início do seu mandato, decidiu focar em novas medidas públicas que, politicamente são importantes, tendo em vista a decisão apertada que tivemos no 2º turno, e socialmente são de extrema importância, fortalecendo aqueles que mais precisam.

Estamos falando das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade econômica e social. Estes cidadãos precisavam de certos “remédios” econômicos para conseguir estabelecer uma nova qualidade de vida. E foi isso que o governo Lula fez, trazendo de volta o Programa Minha Casa, Minha Vida.

Tchau, tchau, aluguel; seja bem-vinda, casa própria!

O projeto busca continuar o programa iniciado março de 2009. O governo Lula anunciou o retorno do programa no mês passado entregando 2.745 unidades habitacionais. Um dos principais pontos de mudança é a volta da Faixa 1, exclusivo para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.

Agora, a Faixa 1 deve ser utilizada por famílias que possuem renda mensal bruta de até dois salários mínimos (R$2.640). Este aumento faz parte dos pacotes lançados pelo governo Lula de benefício à população, como o aumento do salário mínimo, aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda, o Bolsa-Família, etc…

Um dos focos do Minha Casa, Minha Vida será a realização de obras que já foram iniciadas, mas ao decorrer da construção foram abandonadas e descartadas. De acordo com o governo Lula, foram identificadas 186 mil habitações inacabadas do programa.

Como posso participar do Minha Casa, Minha Vida?

Para você que quer saber mais do Minha Casa, Minha Vida e procura informações de como se inscrever e quais documentos são necessários para iniciar a caminhada em direção ao sonho da casa própria, clique aqui e saiba mais.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].