Imposto de Renda 2023: veja três formas simples de enviar sua declaração

Começou no dia 15 de março o prazo para envio da declaração do Imposto de Renda 2023. Nesse ano os contribuintes terão pouco mais de dois meses para se programarem e enviarem o documento dentro do prazo que termina em 31 de maio. A Receita Federal disponibiliza três canais de envio do documento, todos online de fácil acesso.

Imposto de Renda 2023: veja três formas simples de enviar sua declaração
Imposto de Renda 2023: veja três formas simples de enviar sua declaração (Imagem: FDR)

Quem gostaria de contar com a ajuda de uma outra pessoa para que envie a declaração do Imposto de Renda 2023 em seu nome, pode cadastrar um procurador. A novidade desse ano é que esse procurador pode ser cadastrado por até cinco CPFs, ou seja, autorizado a enviar a declaração em nome de até cinco pessoas.

A Receita Federal tem criado várias condições que pretendem facilitar o processo de envio do documento. A ideia é diminuir os erros, antecipar as entregas e garantir que todos cumpram com sua obrigação. Para isso, também autorizou que todos utilizem a declaração pré-preenchida, com os campos preenchidos automaticamente com base nos dados que já foram repassados no último ano.

Com esse modelo basta que o contribuinte edite as informações, inserindo novos valores, excluindo o que não faz mais sentido, a fim de evitar erros. Quem optar por esse modelo de declaração do Imposto de Renda 2023, vai ganhar prioridade no recebimento da restituição. Assim como aqueles que optarem por ser restituído via PIX da chave CPF.

Três formas de enviar a declaração do Imposto de Renda 2023

O contribuinte que enviar a declaração do Imposto de Renda 2023 mais cedo, ganhará a chance de receber a restituição logo nos primeiros lotes. O pagamento acontecerá de maio a setembro desse ano. Por isso, o programa gerador do documento está disponível desde 9 de março para download.

Os cidadãos devem se preparar para envio da declaração reunindo todos os documentos necessários. Como comprovantes de renda, informa de rendimentos em bancos e do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), entre outros. Feito isso, poderão escolher três canais de envio do documento:

  • Programa gerador de declaração disponível para ser baixado em computadores – o acesso nesse link;
  • Site do e-CAC da Receita Federal em que o login é feito pelo número do CPF e código de verificação – acesso nesse link;
  • App Meu Imposto de Renda – pode ser baixado na loja de aplicativos do smartphone.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]