Receita Federal comemora recorde no Imposto de Renda 2023 e surpreende contribuintes

Parece que os esforços da Receita Federal para antecipar o recebimento das declarações do Imposto de Renda 2023 têm dado certo. Além de ganhar prioridade no saque da restituição, o contribuinte que envia o documento com antecedência reduz as chances de cair na malha fina, já que tem a oportunidade de voltar na declaração para corrigi-la dentro do prazo. Foi justamente esse ponto que bateu um novo recorde nesse ano.

Receita Federal comemora recorde no Imposto de Renda 2023 e surpreende contribuintes
Receita Federal comemora recorde no Imposto de Renda 2023 e surpreende contribuintes (Imagem: FDR)

O prazo de envio da declaração do Imposto de Renda 2023 começou na última quarta-feira (15), e os contribuintes terão até 31 de maio para enviar o documento. O cidadão pode escolher por postar o documento por meio do Programa Gerador da Declaração (PGD), no aplicativo Meu Imposto de Renda ou no site e-CAC da Receita Federal.

Independente do canal escolhido pelo contribuinte, a declaração precisa ser entregue dentro do prazo. Caso contrário, o cidadão precisará pagar uma multa. Nesse ano, a fim de reduzir o número de atrasos na entrega do documento, a Receita Federal lançou uma série de novidades. O intuito é instigar as pessoas para que antecipem a entrega do documento e façam esse processo o quanto antes.

Entre elas, a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2023 que pode ser acessada por todos. Nesse modelo as informações já estão preenchidas automaticamente, basta que o contribuinte edite os dados, excluindo ou adicionando o que for preciso. Quem optar por essa versão ainda vai ganhar prioridade no depósito da restituição. 

Novo recorde marcado no Imposto de Renda 2023

De acordo com a Receita Federal, no primeiro dia de entrega da declaração do Imposto de Renda 2023, em 15 de março, foi contabilizado um número recorde de declarações recebidas no primeiro dia. Foram 1.571.135 milhão de declarações entregues até às 23h59 daquele dia.

Até então, o recorde de envio das declarações no primeiro dia de abertura do portal havia sido registrado em 2019. Naquele ano foram 730.617 mil documentos recebidos. Para o supervisor nacional do programa do Imposto de Renda, José Carlos da Fonseca, a criação de facilidades explicam esse novo recorde.

Por exemplo, o fato do PGD ter sido disponibilizado em 9 de março, antes do início do prazo de envio do Imposto de Renda 2023. O lançamento da declaração pré-preenchida, além da nova data de início das entregas que passou a ser março e não mais abril.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile