Alteração no cronograma do ENEM 2023 pegou os estudantes de surpresa nessa semana. Mudança de data não deve afetar os estudos dos participantes do exame. Entenda como ficou o cronograma de aplicação.
Em portaria publicada na última quarta-feira, 15, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alterou uma das datas do cronograma do ENEM 2023. A mudança não era esperada já que o calendário havida sido divulgado há algum tempo, no entanto, as datas tinham sido definidas pela gestão anterior.
Mudança na data de inscrição no ENEM 2023
Com a alteração os estudantes devem fazer a inscrição entre os dias 5 e 16 de junho e não mais em maio como estava previsto. Essa mudança não afeta a preparação dos participantes, pois, a aplicação está mantida para os dias 5 e 12 de novembro deste ano.
O gabarito será divulgado em 24 de novembro e os resultados, em 16 de janeiro de 2024.
Também estão mantidas as datas do Enem PPL, voltado para pessoas privadas de liberdade, e a reaplicação das provas, que continuam com inscrições previstas para os dias 9 a 27 de outubro e a aplicação, nos dias 12 e 13 de dezembro.
Para essas duas modalidades o gabarito deve ser divulgado no dia 27 de dezembro e os resultados, em 16 de janeiro de 2024.
Por que fazer o ENEM?
Essa pode ser uma pergunta comum se você não conhece de fato o Exame Nacional do Ensino Médio; então, ai vão alguns motivos para você fazer a prova:
- Você pode concorrer as vagas dos programas geridos pelo MEC: SiSU, ProUni e FIES;
- A nota é aceita em diversas universidades portuguesas;
- Participe de seleções internas realizadas pela própria universidade, como ENEM-USP lançado esse ano;
- Com a nota de uma edição você pode participar de vários programas;
- É possível utilizar o ProUni e Fies ao mesmo tempo;
- Consiga descontos em instituições particulares a partir do seu desempenho na prova.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.