Programa do Banco Central leva educação financeira para as escolas da rede pública de todo o país. Para ter acesso a essa iniciativa é necessário fazer a adesão; através dele as esquipes são preparadas para tratar desse assunto tão importante. Saiba mais sobre essa iniciativa.
A educação financeira é um dos elementos necessários para ser tratado na sala de aula com os alunos do ensino fundamental e médio. Pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esse é um tema transversal que deve compor os currículos escolares. No entanto, esse ensino se depara com o despreparo dos professores acerca do tema.
Pensando nisso, o Banco Central criou o Programa Aprender Valor, a ideia é levar educação financeira para escolas de ensino fundamental da rede pública.
Educação financeira nas escolas
No programa, os professores de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas são preparados para inserir o tema em suas aulas.
Ou seja, não é necessário deixar assuntos de lado para conseguir dar conta dessa temática.
“O Programa disponibiliza formação específica para que diretores de escolas aperfeiçoem seus conhecimentos sobre metodologia de trabalho com projetos e sobre como implementar o tratamento de temas contemporâneos transversais – no caso, a Educação Financeira e a Educação para o Consumo – nas escolas. Os professores, por sua vez, recebem formação prática de como ensinar esse tema na sala de aula, de forma transversal e integrada, como propõe a BNCC”, informa a página do programa.
Vale lembrar que essa formação dos professores e gestores acontece virtualmente. Um dos grandes benefícios dessa iniciativa é a preparação de cidadão mais conscientes quanto aos temas de finanças, afinal, na vida adulta eles precisarão desse conhecimento.
A adesão ao programa pode ser feita até hoje, 17, através do site oficial do Aprender Valor; podem se cadastrar gestores e professores de escolas públicas (municipais e estaduais) de todo o país.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.