Estudantes que desejam participar do ENEM 2023 devem ficar atentos a mudança anunciada pelo Ministério da Educação. Prova já se tornou uma das mais importantes do país, porque possibilita o ingresso no ensino superior de diversas formas. Veja o que foi alterado.
A aplicação do ENEM 2023 já é aguardada por centenas de estudantes em todo o país, afinal, a nota do exame é aceita no SiSU, Prouni, Fies e outras seleções próprias das instituições. Além disso, ela também pode possibilitar que os estudantes estudem em Portugal, por exemplo.
Cronograma ENEM 2023
Segundo Portaria nº 116, publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira, 15, as inscrições deverão ser feitas entre os dias 5 e 16 de junho. Inicialmente o período de inscrições estava previsto para os dias 8 a 19 de maio.
Vale lembrar que o calendário de aplicação do exame foi definido pela gestão do INEP anterior. As demais datas seguem mantidas, confira:
- Aplicação do exame:5 e 12 de novembro de 2023;
- Divulgação do gabarito:24 de novembro de 2023;
- Divulgação dos resultados:16 de janeiro de 2024.
É importante lembrar que o ENEM Digital não será aplicado nesse ano, o Ministério da Educação afirmou que não há previsão para que ele seja retomado. A versão digital da prova teve baixa adesão e alto custo de investimento.
As datas do ENEM PPL e da reaplicação seguem mantidas; confira abaixo:
- Inscrições: de 09 a 27 de outubro de 2023
- Aplicação do exame em 12 e 13 de dezembro de 2023.
- Divulgação do gabarito em 27 de dezembro de 2023.
- Divulgação dos resultados em 16 janeiro de 2024.
Conheça o ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído no ano de 1998 e tinha inicialmente o objetivo de apenas avaliar o desempenho escolar dos estudantes da educação básica.
Após a sua reformulação em 2009 ele passou a ser utilizado como forma de ingresso no ensino superior.
As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas.
Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem e concorrer as vagas.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.