O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa que possibilita o financiamento de cursos superiores em instituições particulares. A lista de pré-selecionados do FIES 2023 foi divulgada na última terça-feira, agora, esses estudantes devem fazer a complementação de informações; entenda que procedimento e esse.
Essa primeira edição do Fies 2023 ofereceu ao todo 67.301 vagas em 1.389 instituições privadas de Ensino Superior em todo o Brasil. Os estudantes pré-selecionados devem realizar as próximas etapas, que inclui a contratação do financiamento, para garantir o acesso a vaga.
Complementação de informações do Fies 2023
Quem foi pré-selecionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil tem até amanhã, 17, para fazer a complementação das informações prestadas ao sistema; para isso basta acessar o Portal de Acesso Único ao Ensino Superior / FIES.
Nessa etapa é necessário fazer o detalhamento das informações que haviam sido prestadas ao sistema.
Depois de finalizada, esses dados seguem para a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) das instituições de ensino.
É importante lembrar que é apenas após a verificação da veracidade das informações que o estudante pode efetivamente contratar o financiamento.
Depois dessa etapa, é necessário fazer mais dois procedimentos:
- Comparecer à CPSA para validar suas informações em até 5 dias, que são contados a partir do dia seguinte após a complementação da inscrição;
- Comparecer a um agente financeiro em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, com a documentação exigida e especificada nos normativos vigentes para fins de contratação e, uma vez aprovada pelo agente financeiro, formalizar a contratação do financiamento.
É importante que os estudantes fiquem atentos aos prazos, pois, após o encerramento deles as vagas não preenchidas são destinadas à lista de espera e não será possível contestar um prazo maior para garantir o acesso.
Quem não foi pré-selecionado já está automaticamente participando da lista de espera; as convocações para eles acontecem entre os dias 21 de março e 18 de maio.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.