O Dia do Consumidor, celebrado no dia 15 de Março, tem enorme importância para o comércio e, principalmente, para o cidadão. Isso porque, além de ser um dia especial para promocionar vendas, é também essencial para as pessoas que praticam o ato de compra e que estão cada vez mais empoderadas, exigindo uma posição responsável das marcas que consomem.
Os Direitos do Consumidor
Para Shirlei Camargo, especialista em marketing e neuromarketing, professora pesquisadora da UFPR, o Dia do Consumidor deve ser lembrado por questões de direitos.
“A data faz um alerta sobre direitos das pessoas no momento da compra, tanto que a nível de leis temos o Código de Defesa do Consumidor, um documento fundamental nas relações de consumo. E a novidade é que, com o poder da informação em função da internet, os consumidores estão super exigentes e sabem muito sobre o que adquirem”, explica Camargo.
Já se foi o tempo em que as empresas não davam tantas informações ao público ou que até mesmo praticavam atos abusivos contra os consumidores.
“Isso já não funciona na atualidade, pois o consumidor fala bem ou mal da empresa que lhe atende a depender do tratamento recebido e isso pode viralizar nas redes sociais em questões de minutos, o que impele as empresas a praticarem seus negócios dentro da ética para evitar que arranhem a sua imagem”, afirma a especialista.
Camargo ainda comenta que as empresas devem estar muito atentas ao consumidor, afinal ele é o centro de uma organização comercial.
“Não adianta mais torcer o nariz se algum consumidor reclama. Na verdade, a atitude correta é ouvir com cada vez mais atenção o que ela tem a dizer para melhorar o serviço. É uma oportunidade de evoluir a partir de uma externalização do sentimento do consumidor”, finaliza.