Com resultado do FIES 2023 divulgado, os estudantes selecionados já podem realizar as próximas etapas e garantir a vaga. O programa intermedia a oferta de vagas em instituições privadas por meio de financiamento estudantil, que é pago após a conclusão do curso.
Na tarde da última terça-feira, 14, o Ministério da Educação divulgou o resultado do FIES 2023 que oferece 112.168 vagas. Os estudantes selecionados devem fazer as próximas etapas dentro do prazo; já os não selecionados estão participando automaticamente da lista de espera, as convocações para eles devem ser iniciadas no dia 21 de março.
Como consultar o resultado do FIES 2023?
A consulta é bem simples, pasta acessar o Portal de Acesso ao Ensino Superior, clicar em “Complementar informações” e fazer o login na página seguinte. Caso tenha sido selecionado, o sistema para fazer a complementação estará disponível.
Essa complementação deve ser feita de hoje, 15, até o próximo dia 17 de março; depois disso, ele deve:
- Comparecer à CPSA para validar suas informações em até 5 dias, que são contados a partir do dia seguinte após a complementação da inscrição;
- Comparecer a um agente financeiro em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, com a documentação exigida e especificada nos normativos vigentes para fins de contratação e, uma vez aprovada pelo agente financeiro, formalizar a contratação do financiamento.
É importante lembrar que essas etapas são importantes para garantir a vaga; caso o estudante não as faça dentro do prazo, ele perderá o direito a ela, que será destinada a lista de espera.
Como funciona a lista de espera do Fies?
Após o encerramento do prazo para a realização das etapas acima, o sistema inicia a convocação dos estudantes que participam da lista de espera.
Lembrando que a participação é automática.
Assim, quem não foi selecionado agora deve continuar acessando o sistema entre os dias 21 de março e 18 de maio, quando as convocações na lista de espera serão feitas.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.