Nubank: Falsa central de atendimento tem feito diversas vítimas. Saiba como se proteger

Os brasileiros precisam ficar atentos todos os dias para não cair em golpes. Entre eles está o golpe da falsa central de atendimento vem fazendo diversas vítimas pelo país. Por conta disso, o Nubank criou algumas dicas para se proteger. Confira.

Golpe da falsa central de atendimento 

O golpe funciona da seguinte forma: o golpista liga para a vítima fingindo ser funcionário da central de atendimento de uma determinada empresa e tenta induzir a vítima a compartilhar dados sensíveis.

Essa tipo de golpe é muito comum e conhecida entre os clientes de bancos, porém, ainda existe uma grande quantidade de pessoas que ainda não sabem como se proteger. De forma geral, os golpistas utilizam o nome do banco para conseguir informações pessoais da vítima, como número da conta, senhas, cartão de crédito, entre outros.

Como forma de dar veracidade ao golpe, os criminosos usam dados básicos, como o nome completo, data de nascimento e endereço. Estes dados são obtidos através de vazamentos.

Diante desse perigo, o Nubank elaborou algumas dicas para ajudar as pessoas a não caírem no golpe. Confira.

Dicas do Nubank para não cair no golpe da falsa central de atendimento 

  • Se alguém ligar para o seu telefone e pedir que você confirme dados sensíveis (como senhas ou número do cartão), desligue imediatamente a chamada;
  • Desconfie de ligações feitas para te ajudar com alguma atualização no aplicativo ou no seu internet banking
  • Atenção à regra dos 5 minutos. Há situações em que, percebendo que a vítima está desconfiada, os golpistas pedem que ela encerre a ligação e ligue para o número da central de atendimento do seu banco. Só que, na realidade, o que eles fazem é prender ligações de telefone fixo por até 5 minutos depois que a pessoa desligou.
  • Em caso de dúvidas, encerre a ligação e busque contato com a central de atendimento da empresa por meio de canais oficiais após 5 ou 10 minutos;
  • Se um suposto funcionário de banco te ligar dizendo que houve algum problema com alguma movimentação sua e que a operação precisa ser feita novamente, nunca transfira dinheiro para uma conta de pessoa física ou para alguma outra conta que você não conheça. O mesmo vale caso ele te peça para fazer uma transferência que irá cancelar outra;
  • Se você acredita que a sua conta bancária foi invadida, procure verificar os últimos dispositivos onde ela esteve conectada.
  • Não instale nenhum aplicativo no seu celular ou computador a pedido do atendente sem ter certeza da origem dele.

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.