Moradores de SP ganham novo aplicativo de transporte

Para os moradores da cidade de São Paulo, a prefeitura municipal está lançando um projeto que será fundamental para fomentar a competitividade entre as empresas de transporte como Uber e 99. Quer saber um pouco mais sobre o aplicativo? Acompanhe a matéria.

Governo anuncia um 13º salário pelo AUXÍLIO TAXISTA. Entenda
Moradores de SP ganham novo aplicativo de transporte. (Imagem: FDR)

O MobizapSP já foi lançado nas plataformas de celulares diversos para que os motoristas e passageiros possam utilizar do app. Neste novo projeto da cidade de São Paulo, aproximadamente 2,3 mil pessoas já estão cadastradas para trabalhar neste novo projeto. Ao todo, 20 mil pessoas já se cadastraram no aplicativo.

Apesar do cadastro, a prefeitura ainda está oficializando a sua base de dados para que não haja eventuais problemas em seu lançamento oficial. Assim como em outras plataformas de transporte, o motorista precisa passar por uma verificação oficial antes de “vestir a camisa” do projeto.

Até o momento, o MobizapSP só está disponível para a cidade de São Paulo. O projeto foi desenvolvido pela empresa Consilux Tecnologia, mas idealizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo.

Como funciona a remuneração do MobizapSP?

Diferente das demais plataformas de transporte utilizada pela grande massa da população, não só pelos paulistanos, o MobizapSP tem uma taxa fixa de divisão entre o aplicativo e o motorista. Para os que optarem realizar viagens pela plataforma, será cobrado uma taxa fixa de 10,95% por viagem.

Ou seja, o motorista recebe 89,05% do valor pago nas viagens. De acordo com a prefeitura, outros aplicativos de transporte chegam a cobrar entre 40% e 60% do valor pago pelo passageiro. Além disso, o novo app não terá as conhecidas tarifas dinâmicas.

Essa taxa é conhecida por ser uma ferramenta automática dos principais aplicativos de transporte, onde o sistema calcula a demanda de motoristas e passageiros na área e estabelece um preço médio para a viagem. Isto, por vezes, leva ao passageiro optar por não fazer a viagem devido ao valor acrescido.

O que disse a prefeitura sobre o novo projeto?

Durante o anúncio oficial do projeto nesta quinta-feira, 9, o secretário de Mobilidade e Trânsito, Ricardo Teixeira, se pronunciou sobre o a iniciativa. Acompanhe a fala dita na sede da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

“Há necessidade de um órgão regulador da cidade para termos concorrência e não uma unanimidade na iniciativa privada. Ter algo na coisa pública que a gente acompanhe tudo que está acontecendo nos carros de aplicativo. É um grande passo”