Como receber o PASEP on-line? Passo a passo foi liberado!

Nesse mês de março mais um grupo tem acesso ao pagamento do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). Esse é um abono salarial pago aos funcionários públicos que recebem até dois salários mínimos, e são considerados como de baixa renda. A ideia é dar a eles um pagamento adicional no ano, uma espécie de 14º salário que poderá ser sacado nos canais do Banco do Brasil. 

Como receber o PASEP on-line? Passo a passo foi liberado!
Como receber o PASEP on-line? Passo a passo foi liberado! (Imagem: FDR)

O número de pessoas que recebem o PASEP é menor do que daqueles que têm acesso ao PIS (Programa de Integração Social). Isso porque, esse outro programa paga funcionários da iniciativa privada por meio da Caixa Econômica. Nesse ano de 2023, por exemplo, o primeiro levantamento mostrou que pouco mais de 2,9 milhões de funcionários públicos teriam acesso ao abono salarial.

Em contrapartida, são mais de 20 milhões de trabalhadores da rede privada acessando o PIS também em 2023. Uma das explicações é de que em um cargo de funcionário público costuma-se receber mais que dois salários mínimos, enquanto quem trabalha na iniciativa privada recebe no mínimo valor igual ao piso nacional.

Nesse ano de 2023, o PASEP será pago para quem trabalhou por no mínimo 30 dias com carteira assinada em 2021. Desde que essa pessoa tenha recebido no máximo dois salários mínimos, e tenha emitido a carteira assinada há cinco anos. Essa pessoa também deve ter sido inclusa na declaração de RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Como receber o PASEP online?

Nesse mês de março, no dia 15, receberão aqueles cujo número do PASEP finaliza em 1. Essas pessoas poderão comparecer até uma agência do Banco do Brasil, ou dos Correios, e apresentar um documento com foto solicitando a retirada do abono salarial.

O valor mínimo a ser recebido é de R$ 108,50 e o máximo liberado chega a R$ 1.302 que é equivalente ao salário mínimo do país. Para receber de maneira online, quer dizer, sem precisar comparecer até uma das agências mencionadas, o cidadão precisará:

  • Já ter conta corrente/poupança no Banco do Brasil, onde o valor será depositado. A partir daí o valor poderá ser movimentado pelo internet banking.

Os demais só têm como opção o saque presencial, inclusive usando os caixas eletrônicos do Banco do Brasil por meio do cartão liberado para retirada.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]