Nova regra do Pix vai facilitar (e muito) a vida destas pessoas

Desde o seu surgimento, o PIX vem trazendo uma série de novidades juntando tecnologia e finanças que acabam sendo grandes facilitadores nos processos de transferências dos brasileiros. As novas regras anunciadas pelo Banco Central vão ser grande aliadas de um determinado público, conforme explicaremos abaixo.

Novas Regras

As novas regras anunciadas pelo Bacen visam trazer mais segurança e comodidade nas transações. Ao total, a instituição estabeleceu 7 novas regras, dentre elas, o facilitamento de captação de recursos por correspondentes bancários.

Natália Feitosa, supervisora de normas e regulamentações da GFT Credmais, explica que cada correspondente bancário poderá ter uma conta própria em seu nome. “Essa conta deverá ser usada exclusivamente para movimentação de valores relativos à prestação de serviços da correspondente, e apenas para o recebimento de recursos”, esclarece a supervisora da empresa referência no mercado de crédito consignado e seguros.

Feitosa também explica que a nova regra poderá dar mais celeridade para alguns processos. “O PIX é a forma mais rápida, prática e segura de realizar transações financeiras. Essa mudança é benéfica para as correspondentes bancárias pois trará praticidade e rapidez a determinados processos”, discorre Feitosa.

A especialista também faz um alerta quanto a movimentação de valores, a fim de prevenir fraudes: “O comissionamento do correspondente bancário é feito exclusivamente pelo banco, o cliente jamais deve fazer transferências de valores a terceiros, sob hipótese nenhuma”, enfatiza a profissional.

Para você ter uma ideia, o PIX já é o principal meio de transações do Brasil, segundo a Bacen. A ferramenta permite que transações financeiras sejam feitas de forma prática, instantânea e segura. Com pouco mais de dois anos de existência, a modalidade de transações já é usada para mais de 141 milhões de brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Bancos (Febraban).

YouTube video player
Victor BarbozaVictor Barboza
Meu nome é Victor Lavagnini Barboza, sou especialista em finanças e editor-chefe do FDR, responsável pelas áreas de finanças, investimentos, carreiras e negócios. Sou graduado em Gestão Financeira pela Estácio e possuo especializações em Gestão de Negócios pela USP/ESALQ, Investimentos pela UNIBTA e Ciências Comportamentais pela Unisinos. Atuo no mundo financeiro desde 2012, com passagens em empresas como Motriz, Tendere, Strategy Manager e Campinas Tech. Também possuo trabalho acadêmicos nas áreas de gestão e finanças pela Unicamp e pela USP. Ministro aulas, cursos e palestras e já produzi conteúdos para diversos canais, nas temáticas de finanças pessoais, investimentos, educação financeira, fintechs, negócios, empreendedorismo, psicologia econômica e franquias. Sou fundador da GFCriativa e co-fundador da Fincatch.
Sair da versão mobile