URGENTE! INSS suspende a concessão de seus empréstimos para estes segurados

Nesta segunda-feira, 6, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu por suspender a concessão de alguns dos seus serviços para uma certa categoria. Entre os serviços suspensos, a concessão de empréstimos se destacou. Quer saber se você se enquadra na categoria? Acompanhe.

Segurados do INSS podem obter benefícios através do IPTU 2023. Conheça as regras
URGENTE! INSS suspende a concessão de seus empréstimos para estes segurados (Imagem: FDR)

Agora, aqueles que eram beneficiados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) não poderão solicitar ações como empréstimos, financiamento, operações de arrecadamento mercantil e cartões de crédito. O anúncio sobre o INSS foi publicado no Diário Oficial da União no último dia 6.

A medida estará em vigor para os novos beneficiários que serão aderidos ao programa. Para aqueles que já vem recebendo o benefício, a dedução continuará ocorrendo de forma regular. Ainda no governo Bolsonaro, aqueles que participavam do benefício tinham a direito de destinar 40% para empréstimos.

Desses 40%, 35% eram descontados de forma direta na folha e 5% era destinado ao cartão de crédito. A retirada das opções para os beneficiários já havia sido pautada na MP que trouxe o programa social Bolsa Família de volta. Na MP, o desconto de prestações na folha de pagamento havia sido suspenso.

É preciso contribuir com o INSS para receber o BPC?

Não. O BPC é um benefício, garantido por lei, onde idosos com idade igual ou superior a 65 anos tem acesso ao recebimento de um salário mínimo por mês. O benefício também é cedido para os deficientes que não podem trabalhar devido à condição.

Aqueles que possuem alguma deficiência terão que passar por avaliação médica e social no INSS. O benefício não é vitalício, tendo em vista que precisa ser revisado a cada 2 anos. Para ter acesso ao programa, a renda por pessoa da família precisa ser igual ou inferior a um 1/4 do salário mínimo.

Ou seja, com o salário mínimo em R$1.320, a partir de maio, a renda familiar não pode ultrapassar R$330. Além disso, é necessário que a pessoa interessada, e sua família, estejam cadastrados no CadÚnico.

Respeitando as condições citadas acima, você pode entrar em contato pelo número 135 – referente ao atendimento INSS – para se cadastrar. Ou, caso prefira, pode entrar no aplicativo para telefone móvel “Meu INSS“. A solicitação também pode ser feita presencialmente em uma das unidades da Previdência Social.

 

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.