ProUni 2023: Candidatos reclamam deste problema

Com mais de 570 mil inscrições para quase 290 mil bolsas, o Prouni 2023 encerrou as inscrições na última semana. Quem não for contemplado com uma das bolsas de estudos terá algumas opções. Veja quais são elas e qual o problema enfrentado pelos estudantes.

ProUni 2023: Candidatos reclamam deste problema
ProUni 2023: Candidatos reclamam deste problema(Imagem: FDR)

Com o Prouni 2023 os estudantes de todo o país puderam concorrer a bolsas de estudos integrais, 209.758 ao todo, e parciais, 78.354. Puderam participar do processo seletivo aqueles estudantes que fizeram uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio, ou seja, de 2021 e 2022.

Problemas na divulgação do resultado do Prouni 2023

O clima durante a última terça-feira, 7, era de grande expectativa sobre a divulgação do resultado do processo seletivo. O que se pensava era que o acesso a primeira classificação seria aberto logo pela manhã.

No entanto, os estudantes tiveram acesso ao sistema no começo da tarde. Você pode conferir se foi ou não contemplado com uma das bolsas de estudos através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Caso tenha sido pré-selecionado, você terá que fazer a comprovação das informações até o dia 16 de maço; essa etapa é feita diretamente na instituição de ensino.

Não fui aprovado no Prouni 2023, e agora?

Calma que ainda existem algumas possibilidades, a primeira delas é fazer a inscrição no Fies 2023, o que pode ser feito até a próxima sexta-feira, 10, através do Portal Acesso Único. Vale lembrar que é necessário conferir os requisitos do Fundo de Financiamento Estudantil, pois, eles são diferentes do Prouni.

Uma alternativa é aguardar a segunda convocação de aprovados, que deve ser divulgada no dia 21 de março.

Após isso, você ainda pode manifestar interesse em participar da lista de espera, o que poderá ser feito entre 5 e 6 de abril; com divulgação da lista de espera entre 10 e 19 de abril.

Você também pode participar de seleções internas das próprias instituições com uso da nota do Enem ou aguardar as seleções desses programas que serão realizadas no meio do ano.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.