Inscritos no Cadastro Único podem pedir chip e celular de graça do Governo. Veja como!

Através do Cadastro Único, o Governo Federal oferece diversas iniciativas e benefícios para ajudar as pessoas a conquistarem direitos sociais e mais igualdade dentro do país. No entanto, muitas pessoas só conhecem os programas mais famosos, como o Bolsa Família, e se esquecem de outras opções que podem ajudá-las ainda mais, como o auxílio enxoval e a liberação do kit digital de TV parabólica, por exemplo .

Receber o Bolsa Família pode garantir OUTROS benefícios sociais do governo
Você sabia? Inscritos no Cadastro Único podem pedir chip e celular de graça do Governo. Veja como! (Imagem: FDR)

Uma dessas opções pouco divulgadas pela grande mídia tradicional é o programa Internet Brasil, criado em 2022 com o objetivo de oferecer mais acesso à internet e aos meios tecnológicos para os brasileiros. Uma das iniciativas do programa é oferecer chip e celular de graça, especialmente para estudantes e professores. Isso é essencial para a inclusão digital, principalmente em um momento em que o acesso à internet se tornou ainda mais crucial para continuar os estudos durante a pandemia.

Embora o programa tenha passado por um período de estagnação em 2022, aguardando a sanção do então presidente Jair Bolsonaro, em 2023 ele já está em pleno funcionamento. Os primeiros chips com crédito e acesso à internet foram distribuídos para 700 mil estudantes de seis cidades do país: Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Petrolina (PE), Mossoró (RN), Caicó (RN) e Juazeiro (BA).

Como se inscrever no Cadastro Único e participar do programa Internet Brasil

O programa Internet Brasil deve se intensificar nos próximos meses e anos, com a distribuição de celulares de graça para estudantes e professores em outras regiões do país. Para receber o chip e o celular gratuitos, é necessário estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A inscrição pode ser feito diretamente em um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da sua cidade. Lembre-se de levar seus documentos pessoais e conversar com os servidores da unidade. Você pode fazer seu pré-cadastro pelo aplicativo do sistema e agendar seu atendimento presencial no CRAS, caso esse serviço esteja disponível em sua região.

O acesso à internet e aos meios tecnológicos é um direito de todos e pode ser uma grande oportunidade para estudantes e professores que não têm condições de adquirir esses equipamentos. O programa Internet Brasil é uma iniciativa importante do governo federal que deve ser valorizada e divulgada para que mais pessoas possam se beneficiar dele.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Ariel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.