Aplicativo ajuda mulheres a serem cada vez mais empoderadas financeiramente

Pontos-chave
  • fintech pensada para as mulheres ajuda na gestão do orçamento
  • A empresa promete colaborar na redução de até 30% dos gastos anuais e no cumprimento das metas econômicas

Você sabia que existe uma fintech voltada especialmente para as mulheres? Estamos falando da Poupay+, fintech catarinense que foi criada para auxiliar na independência financeira do público feminino. Conheça mais sobre empresa e o que ela oferece.

Poupay+

Através do uso de inteligência artificial aliada ao conceito de open finance, a Poupay+ identifica os hábitos financeiros das clientes e as ajudam a gerenciar melhor entradas e gastos. A empresa promete colaborar na redução de até 30% dos gastos anuais e no cumprimento das metas econômicas.

O diferencial da empresa, segundo seus sócios, está na realização de cursos para que as mulheres já cheguem ao aplicativo possuindo um conhecimento prévio do que poderá ser feito. 

A plataforma também oferta a possibilidade de determinar metas de curto, médio ou longo prazo para planejamento de compras futuras, investimento ou até mesmo para a criação de uma reserva de emergência.

Como surgiu a empresa?

Os três sócios da empresa, Aline Rezende, Jean Malaquias e Tiago Mascarenhas, se conheceram em Dublin (Irlanda), onde cuidavam de projetos paralelos. A idéia de criar esta nova empresa apareceu depois de uma conversa onde resolveram juntar a experiencia de cada um.

Inteligência artificial e tecnologia é o forte de Jean, finanças é onde  Aline se destaca e marketing o forte de Tiago. Os três já possuíam histórico em empreendedorismo e decidiram criar juntos a PouPay+.

Conheça dos sócios 

Aline Rezende, Curitiba (PR) é formada em Direito pela PUCPR, com pós-graduação em Direito Processual Civil Contemporâneo pela mesma instituição e MBA em Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios pela PUCRS. Atuou no HSBC, na NextOS e na AR Consultoria e Coach – ME.

Jean Malaquias, Florianópolis (SC) é formado em Análise de Sistema de Computação pela Estácio de Sá, com MBA em Inteligência Artificial pela Data Science Academy. Passou por empresas como StartHire 365, Click Intercâmbios, RetailinMotion e LeaserPlan. Cofundou a SEDA Intercâmbios.

Tiago Mascarenhas, Votorantim (SP) é formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou no ABN AMRO Bank, na TNT Mercurio, na Lord Chemical e na RGIS. Cofundou o SEDA College.

Mercado 

“Segundo uma pesquisa realizada pelo Serasa, mais de 61 milhões de brasileiros estão inadimplentes, sendo 31,3 milhões mulheres. Outras pesquisas mostram que apenas 30% das mulheres possuem educação financeira, porém estima-se que, até dezembro de 2023, 93 trilhões de dólares da riqueza mundial estejam nas mãos das mulheres. A PouPay+ chega, neste sentido, em um mercado em ascensão e que está sendo comandado pelo público feminino”, disse Aline ao portal Draft.

“A nossa maior barreira é a cultural, pois o brasileiro ainda não tem o hábito de poupar dinheiro. Esse é um dos motivos, inclusive, de estarmos entrando com educação financeira juntamente do app, pois precisamos que nossas usuárias entendam sobre dinheiro e queiram poupar”, complementou ela.

Objetivo

A PouPay+ é uma assistente financeira inteligente desenvolvida para ajudar mulheres a atingirem a liberdade e independência financeira. 

Ao conseguir entender melhor as necessidades de consumo de cada cliente, a Poupay+ tem a intenção de auxiliá-las a chegar à melhor maneira de tomar decisões para lidar com seu próprio dinheiro. “Estamos buscando unir tecnologia, educação, inteligência artificial e open banking em uma única plataforma de uma forma bem específica”, disse  Jean Malaquias ao Seu Crédito Digital.

 “A ideia é colaborar com a vida de mulheres que necessitem de ajuda para gerenciar gastos e metas por conta do acúmulo de funções no trabalho e em casa e, sempre que possível, promover a difusão de conhecimento sobre finanças na sociedade como um todo”, complementou.

A fintech ainda tem como objetivo atuar na educação financeira da sociedade como um todo, trazendo conteúdos gratuitos de qualidade periodicamente. A empresa se mostra uma excelente escolha para mulheres administrarem de forma melhor suas finanças.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.