FIES 2023: Inscrições abertas para mais de 67 mil vagas

Estudantes que já fizeram o ENEM podem se inscrever no Fies 2023 que oferece mais de 67 mil vagas para financiamento. Programa funciona de forma diferenciada em relação aos demais geridos pelo Ministério da Educação (MEC). Confira até quando você pode se inscrever.

FIES 2023: Inscrições abertas para mais de 67 mil vagas
FIES 2023: Inscrições abertas para mais de 67 mil vagas (Imagem: FDR)

As inscrições no FIES 2023 já estão abertas para estudantes de todo o país que fizeram o ENEM a partir de 2010. O programa oferece a oportunidade de financiamento de cursos de graduação de instituições particulares de ensino superior com pagamento das mensalidades após a formatura.

Ao todo o Fundo de Financiamento Estudantil vai oferecer 112.168 vagas, sendo que 67.301 nessa primeira edição; 1.389 instituições privadas de ensino superior estão participando desta edição do Fies 2023.

Como fazer a inscrição no FIES 2023?

Além de ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2010 é necessário ter alcançado média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Também é necessário ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos. 

Os candidatos podem fazer a inscrição através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, criado para facilitar o acesso as informações relacionadas aos programas geridos pelo MEC.

As inscrições poderão ser feitas até a próxima sexta-feira, 10, e o resultado do FIES 2023 deve ser divulgado na próxima terça-feira, 14.

ENEM 2023: INSCRIÇÃO ONLINE, CALENDÁRIO, HORÁRIO DAS PROVAS, EDITAL, NOTAS E PROVA DIGITAL

Pessoas que já possuem diploma de nível superior poderão participar da seleção; além deles, quem possui bolsa parcial pelo Prouni poderá se inscrever para financiar o restante da mensalidade.

Você pode consultar as instituições que ofertam vagas nessa edição. A consulta é feita no mesmo site da inscrição, através do botão “Consultar oferta de vagas”.

O Fies funciona diferente do Prouni e SiSU porque envolve uma instituição bancária que será a responsável pelo financiamento, caso o estudante seja contemplado com a vaga.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile