MEC tem importante novidade envolvendo as bolsas de estudos da CAPES

Depois de anunciar o aumento dos valores das bolsas de estudos da CAPES, mais uma novidade vem aí. Bolsas são importantes, pois, incentivam a permanência dos estudantes nos cursos superiores e favorecem a pesquisa. Veja qual é essa novidade.

MEC tem importante novidade envolvendo as bolsas de estudos da CAPES
MEC tem importante novidade envolvendo as bolsas de estudos da CAPES (Imagem: FDR)

As bolsas de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), são importantes meios de contribuir para a pesquisa no país. Através delas os pesquisadores participantes de projetos de mestrado e doutorado têm a oportunidade de se dedicar exclusivamente aos seus projetos.

Durante sua campanha à presidência, Lula prometeu ampliar o acesso aos programas de pós-graduação, o que vai acontecer já a partir desse mês de março.

Aumento do número de bolsas de estudos da CAPES

A partir desse mês o número de bolsas de estudos concedidas pela CAPES deve aumentar, passando de 84,3 mil para 89,6 mil; isso representa mais 5,3 mil bolsas de estudos e mestrado e doutorado.

Dos 6 mil programas de pós-graduação existentes no país, 3.258 terão acréscimo nas vagas. A portaria já publicada no DOU abrange os programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino e pesquisa públicas, comunitárias e particulares do País.

Mercedes Bustamante, Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, destacou a importância desses valores não só para os estudantes, mas também para o comércio local.

“Por trás desses números há pessoas que dependem dessas bolsas para a sobrevivência e que usam esse recurso onde vivem, movimentando a economia local”, destaca.

Além de ofertar mais bolsas, o valor pago em cada nível também contará com reajuste.

As regras valem para as bolsas concedidas no País pelos Programas de Demanda Social (DS); de Excelência Acadêmica (Proex); de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup); e de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior (Prosuc).

A determinação é válida de março de 2023 a fevereiro de 2024.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.