Farmácia Popular volta a conceder 90% de desconto em medicamentos por todo o Brasil

Atendendo a solicitação do Congresso Nacional, o Tribunal de Contas da União (TCU) realizou auditoria no Programa Farmácia Popular. A ideia é minimizar o risco de fraudes e desvios de recursos públicos. Isso porque, aumentou o investimento no programa nesse ano e o intuito é de que os brasileiros consigam acessar medicamentos e produtos com valor menor.

Farmácia Popular volta a conceder 90% de desconto em medicamentos por todo o Brasil
Farmácia Popular volta a conceder 90% de desconto em medicamentos por todo o Brasil (Imagem: FDR)

O Farmácia Popular existe desde 2004, e o interesse é o de promover o acesso a medicamentos por um custo mais baixo. Não é preciso comprovar que vive na linha da pobreza para conseguir os descontos que chegam a 90%. A ideia é que de forma universal todos possam conseguir pagar menos no valor de determinados remédios e itens de higiene e saúde.

São pelo menos 27 mil farmácias credenciadas no programa, oferecendo os produtos a um custo reduzido. O investimento no programa é de pelo menos R$ 2,5 bilhões por ano. Agora, o TCU investiga se há indícios de fraude no funcionamento desse programa e como ele pode ser otimizado.

Já foi descoberto, por exemplo, que há desigualdade no atendimento do Farmácia Popular dependendo da região do país. Diante disso, foi solicitado que o Ministério da Saúde adote medidas para coibir irregularidades e falhas. Se tudo caminhar como a lei original do programa prevê, uma série de pessoas podem ser beneficiadas.

Como conseguir descontos no Farmácia Popular

O governo federal repassa para as farmácias credenciadas os subsídios para custear os medicamentos que serão oferecidos com desconto. Para isso, esses estabelecimentos precisam se cadastrar e seguir uma série de exigências burocráticas. Para os consumidores, os descontos da Farmácia Popular incluí redução no preço e até mesmo gratuidade para medicamentos de:

  • Diabetes;
  • Asma;
  • Hipertensão;
  • Rinite;
  • Doença de Parkinson;
  • Osteoporose;
  • Glaucoma;
  • Anticoncepção;
  • Fraldas geriátricas.

Para conseguir esse benefício é preciso comparecer a um estabelecimento credenciado, identificado pelo adesivo com a logomarca do Programa Farmácia Popular do Brasil. Apresentando um documento com foto e o CPF, além da receita médica dentro do prazo de validade limitado a 180 dias.

As fraldas geriátricas são liberadas para pessoas acima de 60 anos ou com deficiência de qualquer idade. Para isso, deverão apresentar a prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso desse item.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com